Óleo Essencial de Artemísia

0
520

Após dois anos de intensas pesquisas sobre as propriedades medicinais da Artemísia, acabo de lançar no mercado um novo Óleo Essencial extraído da Artemisia vulgaris, nome científico dessa planta originária da Europa, conhecida popularmente como losna.
O Óleo possui amplas propriedades terapêuticas e seus benefícios alcançam, principalmente, as pessoas que se encontram em estado de estresse negativo.

A Artemísia beneficia, especialmente, o cérebro e o sistema nervoso. É capaz de acalmar um ataque epilético ou histérico, Síndrome do Pânico, crises de ansiedade, entre outras doenças, inclusive a de Alzheimer, pois ajuda a diminuir a agressividade do paciente. Ele seda aflições nervosas e permite o relaxamento em casos de choque ou hiperatividade, oferecendo aos pacientes boas perspectivas para o controle dessas doenças. Também atua como estimulante mental, tonificando os nervos.

Para as mulheres, representa uma importante opção de tratamento dos problemas especificamente femininos, como o controle dos hormônios, do ciclo menstrual e seus sintomas – como dores de cabeça, cansaço, dores abdominais e náuseas. O novo Óleo melhora as contrações durante o parto, evita a menopausa precoce e mantém a boa saúde do útero pelo estímulo à produção dos hormônios, que protegem do envelhecimento, além de estimular a produção e secreção de leite.

A pele e os cabelos também podem obter bons resultados com as propriedades terapêuticas da Artemísia, em problemas como eczema, acne e psoríase, bem como na queratose actínica, já que o produto promove o crescimento de células saudáveis.

Enfim, o Óleo Essencial de Artemísia estimula quase todas as funções do corpo, ajuda a combater infecções e é muito eficaz na cura de doenças digestivas. Também tem funções diuréticas, agindo principalmente em quadros de hipertensão, obesidade, acúmulo de toxinas no corpo, cálculos renais, reumatismo, artrites e gota. Remove o excesso de sal, água, gorduras e toxinas como o ácido úrico. Atua, ainda, como vermífugo, matando vermes intestinais, que prejudicam o crescimento e a absorção de nutrientes pelo corpo.

Apesar de todos esses benefícios, estudos mundiais identificaram que a Artemísia pode ser uma arma eficaz também no combate ao câncer. Usada em fitoterapia chinesa há séculos, a artemisinina, substância extraída da Artemísia, diminui as células cancerígenas da região do pulmão em até 28%. Aliada ao ferro, o índice se eleva para 98%.

Receitas para o bem-estar

A Artemísia é considerada umas das plantas mais completas da flora medicinal. Na Grécia antiga, era dedicada a Ártemis, deusa da fecundidade e da caça e tem uma longa história de uso na medicina fitoterápica. Na antiguidade, também foi utilizada em rituais religiosos.

Extraído por meio de destilação a vapor, o Óleo Essencial de Artemísia combina bem com os outros óleos essenciais, como Cedro, Olíbano, Gerânio, Gengibre, Grapefruit, Mandarina, Laranja, Hortelã Pimenta, Tangerina, Alecrim, Patchouli e Sálvia Esclaréia.
Ele não pode ser ingerido. Seu uso é apenas tópico e permite diversas combinações para diferentes finalidades:

Pós-banho: Para se obter um efeito nutritivo, misture oito gotas de Óleo Essencial de Artemísia com quatro colheres de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva ou Creme Base Neutro ou, ainda, Óleo Vegetal de Amêndoas.

Escalda-pés relaxante: Misture 15 gotas de Óleo Essencial de Artemísia com 1 colher (sopa) de sal do himalaia. Dissolva essa mistura em 2 litros de água morna e mergulhe os pés, relaxando por 20 minutos.

Massagem contra o inchaço: As pessoas que possuem edemas e retêm muito líquido podem realizar massagens utilizando oito gotas de óleo de Artemísia com quatro colheres de sopa de Creme Base Neutro. No entanto, os que estiverem muito ansiosos devem fazer o escalda-pés explicado acima, para acalmar também a mente.

Massagem contra dores e artrite e para aliviar as dores do parto: Dores e artrites podem ser amenizadas adicionando-se oito gotas de Óleo Essencial de Artemísia em quatro colheres de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva By Samia Aromaterapia. Essa mistura pode ser utilizada em massagem corporal ou como óleo pós-banho (como opção, você pode usar também o Óleo Vegetal de Amêndoa Doce no lugar do Semente de Uva). Para aliviar as contrações durante o trabalho de parto, as massagens devem ser feitas nas costas pelas acompanhantes, aplicando-se três gotas de Óleo Essencial de Artemísia para cada colher de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva.

Aromatização para portadores da Doença de Alzheimer: Esta receita deve ser utilizada em aromatização de ambiente com um aromatizador elétrico ou por meio de massagens: uma colher de sopa de Creme Base Neutro e três gotas de Óleo Essencial de Artemísia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here