O segredo das gotas de colágeno

0
44

Conhecido por seus benefícios, o ativo proporciona firmeza e revitalização, de modo a atenuar os temidos sinais da idade

Considerado um ingrediente de importância fundamental, o colágeno é o principal elemento fibroso na pele. É também uma das proteínas mais abundantes no organismo e apresenta caráter essencial para a manutenção da saúde e bem-estar da pele, proporcionando firmeza, elasticidade e função estrutural, visto que contribui para a formação de fibras que dão sustentação à pele, cabelos, unhas, ossos e até mesmo cartilagens.

Normalmente produzido pelo organismo desde o nascimento, representa cerca de 30% de toda proteína do corpo humano. Todavia, a partir dos 25 anos de idade, a produção da proteína no organismo diminui. Em consequência disso, os primeiros indícios da redução de sua síntese no organismo começam a surgir: a pele se torna mais flácida, desvitalizada e as cartilagens e articulações passam a apresentar desgaste.

Esta redução na síntese demonstra um processo progressivo de degradação. No início da terceira década da vida, a perda pode girar em torno de 1% ao ano, enquanto após os 50 anos de idade pode representar cerca de 65%. Por isso, utilizar produtos à base de colágeno é de extrema importância.Esta redução na síntese demonstra um processo progressivo de degradação. No início da terceira década da vida, a perda pode girar em torno de 1% ao ano, enquanto após os 50 anos de idade pode representar cerca de 65%. Por isso, utilizar produtos à base de colágeno é de extrema importância.

O colágeno funciona como uma espécie de alicerce para a estrutura do organismo. Ele lubrifica as articulações, promove elasticidade, possibilita a firmeza necessária para que os tendões tenham força para movimentação e previne a flacidez da pele. A deficiência da proteína ainda pode culminar no envelhecimento precoce e problemas ósseos.
Embora os sinais do envelhecimento também possam ser catalisados por fatores internos e extrínsecos, a deficiência de hormônios e proteínas é um dos principais fatores a denunciar os primeiros sinais da idade. Com o colágeno, a história não seria diferente. Por isso, devido à diminuição na produção do ingrediente, a pele gradativamente passa a perder sua hidratação, bem como sua densidade, firmeza e elasticidade, culminando no envelhecimento cutâneo.

O segredo da beleza e juventude
Para driblar os sinais da idade, a indústria cosmética começou a investir em peso na produção de produtos que utilizam o ingrediente como principal ativo. Graças aos seus benefícios, que incluem o estímulo à renovação celular, o colágeno ainda é capaz de manter as células unidas, fortalecendo os tecidos da pele, de modo a aumentar sua resistência, hidratar e promover a regeneração do tecido, bem como a prevenção de rugas.
Por promover firmeza, elasticidade e sustentação, o ativo ainda atua na prevenção e atenuação de estrias, melhora no aspecto geral da HLDG (famosa celulite) e revigoração do tecido. A sua capacidade de fortalecer o músculo também pode contribuir para a potencialização de resultados de exercícios em academia e para o processo de emagrecimento.

Colágeno Biotecnológico
O colágeno biotecnológico é processado com peso molecular reduzido e reproduz as mesmas características da substância presente nas camadas mais profundas da pele, garantindo uma textura cutânea mais uniforme e hidratada. Esta forma altamente tecnológica é considerada uma das melhores alternativas de reposição cosmética, pois contribui diretamente para o rejuvenescimento e restauração do tecido.

Reposição de colágeno
A indústria tem investido em peso nos cosméticos direcionados à suplementação do ingrediente. Para suprir a deficiência da produção do colágeno, é ideal buscar produtos que o contenham como principal ativo em sua composição. Por isso, é importante buscar empresas seguras e comprometidas com a pesquisa científica.

Além disso, manter uma dieta com alimentos ricos em Vitamina C e E contribui para a síntese e reposição através do estímulo à produção do ingrediente. Portanto, quando a dieta apresenta grande variedade de proteínas, pode, inclusive, proteger o colágeno do processo de degradação no organismo devido a riqueza em ingredientes altamente proteicos.

Compartilhar
Artigo anteriorO poder absoluto da beleza
Próximo artigoO poder do ouro a favor da pele
Letícia Oliveira
Esteticista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Orientadora Técnica da Bel Cosméticos e do i.BC - Instituto Brasileiro de Estética e Cosmetologia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here