O melhor momento para se relacionar com seu cliente é agora!

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Todos concordamos que a comunicação entre as pessoas mudou muito. Hoje em dia é melhor escrever 2 linhas e dizer rapidamente o que quer, do que ligar e, antes de tudo, saber como o outro está passando. Parece que não temos mais tempo para nos conectar com as pessoas.
Porém, a falta de tempo para se relacionar com seu cliente pode sair muito caro, porque sua venda está diretamente ligada ao cuidado que você tem pelo cliente e a atenção que você demonstra por ele. Não somente na hora da venda, mas durante o relacionamento é também importante.
A melhor dica para quem quer uma lista de clientes ativos é: entre em contato constantemente com seu cliente e não deixe ele se esquecer de você. Veja bem, não ligue ou mande mensagens porque precisa marcar ou desmarcar, ou porque está precisando vender. Entre em contato por outros vários motivos, porque sempre temos algo para compartilhar com o cliente e ele precisa ter você sempre em mente.
Por exemplo, ao fazer um curso, conhecer um novo procedimento, que tal avisá-lo sobre o aperfeiçoamento que está fazendo. Ao chegar um novo aparelho, ou uma nova técnica, que tal chamá-lo para testar?
Outra hora boa é na hora do aniversário do cliente. Ter uma agenda atualizada e enviar um mimo no aniversário do cliente é uma boa ideia. Nem que seja um cartão simples, mas que demonstre que você lembrou dele.
O ano ainda está no começo, e você pode gerar uma curiosidade no seu cliente para o ano inteiro, e isso tem que ser agora e não em cima da hora. Planejamento é essencial.
Se você tem muitos clientes e não tem tempo para escrever individualmente, simplifique. Mas faça! Porque você quer manter sua agenda lotada.

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