O conceito ortomolecular na estética

0
306

O termo “Orthomolecular” foi criado por Linus Pauling em meados de 1969. “Ortho” quer dizer “perfeito” ou harmônico, sendo assim a abordagem como conceito da terapia Ortomolecular é então, um meio para harmonizar as reações bioquímicas de modo que, consigamos uma homeostase no funcionamento do corpo humano.

A abordagem Ortomolecular, estuda a fundo a bioquímica do organismo humano, tendo como objetivo principal conservar a vitalidade das células, utilizando substâncias naturais como vitaminas, minerais, aminoácidos, entre outras moléculas orgânicas.

O conceito Ortomolecular, pode ser visto como meio preventivo de doenças e na Estética, buscando uma harmonia na pele, em sua beleza, vitalidade, promovendo um aumento da capacidade de energia orgânica, maior proteção contra os agentes agressores externos e ainda prevenção dos impactos que estes, ofertam à pele.

O funcionamento harmonioso da pele tem relação direta com as trocas celulares metabólicas, assegurando ou não a homeostase dos tecidos que favorecerão a hidratação, a renovação celular, a flexibilidade das fibras elásticas e colágenas, e uma adequada vascularização com consequente oxigenação do tecido.

O conceito da Terapia Ortomolecular na pele é ofertado por cosméticos, que utilizam os preceitos da oligoterapia, desta forma, ofertamos pequenas doses, para grandes efeitos. Seu criador, Dr. Jacques Menetriér diz que, “… o organismo é o conjunto do sistema de trocas”, é então,considerada uma terapêutica biológica pois, participam de grande número de reações químicas, conseguindo atingir uma célula viva em quantidades muito pequenas e concentrações muito baixas de um determinado mineral, aminoácido ou enzima.

Os oligoelementos, catalisam funções enzimáticas, permitindo que sua presença influencie a velocidade de uma reação, sem ter uma parte ativa nesta reação. São substâncias que se encontram em estado natural no organismo sob forma de vestígio de diversos metais, que participam de um número importante de reações fisiológicas. Sem sua presença ativa no organismo, as funções do organismo,são prejudicadas provocando aspectos inestéticos.
Algumas vezes, não há carência efetiva de um determinado elemento porém, este pode estar inativo ou desativado.

Os Oligoelementos são elementos químicos de baixo peso molecular presente em pequenas quantidades nas células vivas

A Oligoterapia é uma técnica de equilíbrio dos minerais (zinco e cobre,magnésio, selênio, etc) que se encontram no nosso organismo em quantidades pequenas e são responsáveis pela homesotase.

A ação dos oligoelementos é essencialmente reguladora, equilibrante, adaptativa e se estende a totalidade do caso.A grande vantagem dos oligoelementos é que sua dosagem é pequena e não provoca efeitos colaterais e nem toxicidade.

O maior objetivo do tratamento ortomolecular com a utilização de oligoelementos na abordagem estética é a neutralização dos radicais livres, prejudiciais ao funcionamento das células, causando falta de vitalidade da pele, do cabelo e das unhas, por exemplo.

Estes oligoelementos utilizados na forma de cosméticos podem ser considerados catalizadores, estes tem a capacidade de potencializar qualquer outro princípio ativo que estiver presente no cosmético, sem modificar qualquer substância.

Os oligoelementos utilizados na cosmetologia que possuem sua eficácia comprovada são: Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Zinco, Alumínio, Silício, Selènio, Manganês, Lítio, Enxofre.

A combinação destes oligoelementos entre si e com outros princípios ativos cosméticos,confere ao tecido manutenção da hidratação da pele, resistência e firmeza, estímulo à cicatrização, diminuição da oxidação através da inibição das Espécies Reativas de Oxigênio, controle de manifestações inflamatórias e infecciosas e maior produção de energia e melhor entrega de oxigênio às células.

O constante estudo dos oligoelementos, a abordagem com base nos preceitos da terapia Ortomolecular é assunto de grande relevância e em amplo crescimento para a área da Saúde Estética.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here