Melhore seu sono com óleos essenciais

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Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 40% da população mundial tem algum tipo de dificuldade para dormir entre seis e oito horas por noite. Em 2007, um estudo realizado pela Sleep Foundation constatou que três em cada dez mulheres relatou dormir satisfatoriamente poucas noites por mês. Para muitas delas, a ansiedade é um dos fatores que mais prejudicam o sono, aliada às frequentes idas ao banheiro. Dormir mal faz com que as pessoas fiquem cansadas e sem energia durante o dia. O pior é que algumas delas acostumam-se com isso e acham o fato normal, mas é possível dormir bem em qualquer idade.

Os Óleos Essenciais (OE) de Lavanda, Ylang Ylang e Manjerona são os mais indicados para melhorar a qualidade do sono. Vários estudos demonstram os benefícios da lavanda para o sono. Meia hora antes de deitar, coloque no quarto um aromatizador com 25 gotas de OE de Lavanda, que induz ao relaxamento e diminui a ansiedade.

Colocar uma ou duas gotas desses OE no colchão e na região do travesseiro, ou uma bolinha de algodão com duas gotas do óleo entre o travesseiro e a fronha também é uma ótima medida. Recomendo um escalda-pés feito com 2 litros de água morna e 15 gotas dos OE de Lavanda ou Manjerona. Coloque a água em uma bacia e fique com os pés imersos por 15 minutos para ajudar a induzir o sono. Os pés também podem receber massagens feitas com Gel de Aloe Vera ou Óleo Vegetal de Semente de Uva acrescidos de seis gotas dos OE citados. Pode-se até mesmo misturar três gotas de lavanda a três de manjerona.

Mas, assim como existem OE que acalmam, outros têm função estimulante. Esses devem ser evitados à noite. É o caso de canela, gengibre, eucalipto, hortelã-pimenta, pinho e alecrim. É melhor usá-los de manhã, pois eles são estimulantes e revigorantes.

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