5 dicas para implementar com sucesso um software de agendamento para sua clínica

0
331

A implementação de um software de agendamento para sua clínica será um grande facilitador para a rotina de trabalhos, uma vez que você poderá otimizar processos, gerenciar sua agenda e o cadastro de clientes com eficiência, monitorar e evitar horários ociosos e muitas outras vantagens.

Software de Agendamento para sua clínica

A transição dos processos manuais para a automatização pode ser desafiante, mas gratificante ao mesmo tempo, desde que a implantação do sistema seja feita adequadamente.

Para facilitar sua tarefa, listamos uma série de dicas para que a implementação de um software de agendamento para sua clínica.

  1. Avalie suas reais necessidades

A primeira providência será reunir sua equipe e fazer um levantamento realista das necessidades da clínica. Analise os processos que precisam de aperfeiçoamento: a produtividade anda baixa? A agenda está cheia de furos deixando os profissionais ociosos? As antiquadas fichas de avaliação em papel desaparecem do arquivo prejudicando o atendimento? O cliente demora a ser atendido porque houve coincidência de marcação de sessões por falha na agenda?

Conhecendo suas reais necessidades, você poderá escolher o software de agendamento para sua clínica. Uma comodidade a mais é que um software de gestão, normalmente, é modular, você pode habilitar mais módulos na medida em que novas necessidades forem surgindo.

  1. Procure fornecedor especializado

É pouco provável que você ou algum membro de sua equipe tenha a experiência e os conhecimentos necessários para implementar um software de gestão para dispensar ajuda externa, então você precisará de um fornecedor experiente para cuidar de todo o processo. Um fornecedor especializado só em estética vai poupar muita dor de cabeça e perda de tempo, e você poderá continuar se dedicando às tarefas diárias da clínica.

  1. Avalie e selecione seu software de gestão

Selecionar a solução adequada para a sua clínica é o passo mais importante. O software ideal vai depender das reais necessidades de seu negócio e também de sua preferência. Quer locar um software na nuvem, pelo qual você paga uma mensalidade e tem suporte ilimitado? Ou você prefere investir na compra de um modelo local offline, que ficará instalado em seu próprio servidor?

Muitas empresas têm investido na nuvem, que pode ser a solução mais econômica, mas a decisão depende da especificidade de cada negócio, então o melhor é mesmo conversar com um consultor especializado.

  1. Faça uma depuração de seus dados

Nem todos os dados são necessários para seu novo sistema. Você terá de fazer uma análise prévia dos dados e decidir quais converter. Depois de introduzidos os dados no sistema, faça uma limpeza para atualização de seu banco de dados. Elimine dados desnecessários, como o cadastro de clientes e fornecedores inativos, por exemplo. A acuracidade dos dados é fundamental para uma implementação de sucesso.

  1. Providencie treinamento para a equipe

Nenhuma tecnologia funciona com sucesso se não for bem utilizada. Então, não transfira o sucesso de seu negócio para o software de gestão. Faça a sua parte, ofereça treinamento adequado para toda a equipe para que utilizem todo o potencial da solução implantada.

Depois que seu novo software de gestão estiver implantado, configurado e testado, e sua equipe bem treinada, é só usufruir dos benefícios.belle-software-fw

Compartilhar
Artigo anteriorMicropigmentação dos lábios faz sucesso no Rio
Próximo artigoLei do Salão Parceiro: os dois lados da moeda
Rafael Thibes
Empresário e Professor, formado em Bacharelado em Informática, MBA em Gestão de Negócios(FGV), especialização em Gestão de TI(FGV) e Educação a Distância(Unopar). Professor Universitário de Graduação e Pós Graduação em disciplinas relacionadas a Gestão de Negócios. Sócio da empresa Geinfo desenvolvedora do Software de Gestão de Clínicas de Estética Belle Software.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here