Hidratação Capilar

0
119

Repor água. Falar de algo simples e singular não parece ser tão fundamental pra nossa vida. A água que é o principal constituinte do corpo humano (70% a 75%), é o componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo e hidratar é tão importante, ao ponto que, durante o dia nossas células estão voltadas apenas para hidratar e proteger. Quando se fala de hidratar vem logo na nossa mente a pele e o cabelo, não é por menos, pois é o que vemos todas as vezes que olhamos num espelho.
O cabelo pode estar desidratado por várias razões, o importante é descobrir porque está perdendo água, pois a natureza do cabelo, em condições normais, contém de 12 a 15% de água na sua composição. São vários fatores que levam a desidratar o cabelo, poluição, produtos químicos, aquecimento e até mesmo hormonal. O cabelo é um fio queratinizado que podemos dividir em três partes: cutícula, córtex e medula. As células que formam a cutícula se chamam “escamas” que estão sobrepostas formando camadas, o seu papel principal é proteger o córtex. A cutícula é a parte do cabelo sujeita aos ataques diários e as propriedades cosméticas dos produtos para cabelo dependem de seu estado, considerando este fato vamos aplicar um novo conceito de hidratação que é simples mas respeita a fisiologia do cabelo.
O primeiro passo é a lavagem do cabelo em água morna, utilizando um * xampu de pH alcalino para abrir as escamas, nesse caso desejado, é uma forma de ter acesso ao córtex. Em seguida retirar um pouco do excesso da água e aplicar com as próprias mãos uma máscara capilar massageando com movimentos da raiz as pontas sentindo a textura do cabelo, você vai sentir a mudança de áspero para macio. Em alguns casos o cabelo está tão seco que absorve toda a água do creme, neste caso, basta utilizar soro fisiológico que para repor água de uma forma osmótica. Deixar agir por 20 minutos e enxaguar de preferência com água fria, pois ajudará a fechar as escamas e estando os cabelos secos ou úmidos finalizar com um óleo reparador. Todo mundo tem uma receitinha básica para hidratar o cabelo, saber escolher uma máscara é essencial e não precisa ser cara, basta conter a substância certa. Um bom exemplo é a Aloe Vera que já é bem conhecida desde a antiguidade, tem uma composição semelhante a da queratina, possui propriedades hidratantes, capacidade de reter água do meio e é composta de vitaminas e sais minerais que vão dar suporte para células do couro cabeludo, tratando inclusive de queda de cabelo.
* não se deve utilizar xampu de pH alcalino diariamente, no máximo uma vez por semana.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here