Fotodocumentação na Estética

0
623
fotodocumentacao

Olá pessoal,

um feliz 2017 para todos!!!

O ano está começando e eu estou super animada para compartilhar algumas dicas importantes para o dia a dia do profissional da beleza. Que tal começarmos com algumas para melhorar cada vez mais seu portfólio e manter sua documentação fotográfica impecável.
Vamos lá?

Atualmente existem no mercado dispositivos e equipamentos que são específicos para isso, mas nem sempre estamos dispostos ou podemos investir. No entanto, com alguns cuidados simples e aplicados corretamente, podemos deixar nossos trabalhos ainda mais lindos e atraentes para nossos clientes usando nossos Smartphones sem a necessidade de máquinas profissionais.
Vamos falar sobre alguns pontos que devem ser observados:

1. Iluminação – a iluminação é um dos pontos mais críticos em relação a fotografia, pois por menor que seja a diferença ela sempre vai interferir (positiva ou negativamente) no resultado final. Por isso a escolha do local da fotografia deve ter sempre a mesma iluminação. Quando esta é artificial é muito mais fácil de controlar, ou seja, a dica é que tenha em seu espaço uma sala ou adapte sua cabine para que quando for fazer as fotos não tenha entrada de luz natural e sim, apenas luz artificial. Porque com a luz natural há alteração de acordo com o horário do dia, se o tempo está nublado, chuvoso, ensolarado, etc.

2. Fundo – o fundo também precisa de uma padronização. O mais importante não é que tenha uma cor específica, mas sim que tenha sempre o mesmo fundo com a mesma cor. Uma sugestão é ter uma parede demarcada para as fotos e esta, pode ou não, estar pintada de outra cor ou com um fundo móvel (de tecido) na cor azul royal, por exemplo.

3. Ângulo – o ângulo que você tira a foto é super importante e, se há alguma modificação (mínima que seja), poderá nos mostrar um falso resultado, muito comum em fotos de sulcos nasogenianos, papadas e culotes. Uma dica super interessante é fazer uma marcação em Octógono no chão (Figura 1) e posicionar uma banqueta ou mocho para fotos de face ou posicionar a cliente em pé para fotos de corpo. Veja como:

1. posição anterior e posterior – com os pés posicionados paralelos sobre a marcação 3 e 7
2. posição 45 graus – com os pés posicionados também paralelos nas linhas 4 e 8 e depois 2 e 6
3. posição lateral posicionamento os pés nas linha 1 e 5 (fazer os dois lados nesta posição para ter o perfil direito e esquerdo).

4. Distância da Máquina – a distância da máquina também deve ser considerada e sempre deverá ser a mesma. Uma dica é fazer outra marcação no chão conforme a Figura 1 para posicionamento da máquina, Pode-se usar um tripé para ajudar. Um erro comum é o profissional se posicionar na linha e esticar o braço para fazer a foto, ou seja, vai dar diferença. A linha deve marcar a distância da máquina até o cliente.

5. Altura – a altura deve ser respeitada e um tripe para apoiar o celular ajuda muito. Uma fita métrica fixada na parede próximo ao cliente também auxila para não errar.

6. Configuração da câmera do Smartphone – entrar na configuração da sua câmera e anotar todos os parâmetros. Sempre que for fazer as fotos verificar se não houve alguma alteração, se houver alguma modificação, corrija para que seja sempre a mesma.

7. APP – fazer montagem de fotos (lado a lado / antes e depois) com assinatura do profissional e publicar nas redes sociais ajuda na divulgação dos seus trabalhos e a atrair novos clientes. Não esqueça de pedir autorização (preferencialmente por escrito) à sua cliente para evitar problemas legais por uso indevido de imagem.

8. Assinatura – colocar uma assinatura com seu nome é muito importante já que as fotos sempre vão parar na internet e assim você minimiza as possibilidades de uso inadequado de suas fotos na rede. Coloque sempre como marca d´água.

9. Cliente – algumas observações em relação a cliente no momento da fotografia.

1. Mesma roupa – Importante que a cliente sempre esteja com a mesma roupa. Dica importante: Use calcinhas descartáveis (sempre do mesmo tamanho e modelo) que você mesmo possa fornecer.
2. Mesma posição – Cliente sempre deve estar na mesma posição (observar item 3) e para resultados corporais fazer fotos do pescoço para baixo (não divulgar o rosto).
3. Mesma mímica – A expressão facial deve ser sempre a mesma. Um leve sorriso (mesmo que de felicidade pelo resultado do tratamento 🙂 ) pode comprometer o resultado final das fotos, principalmente para ver preenchimentos de linhas e rugas.
4. Mesma postura – Postura deve estar sempre ereta com a cabeça alinhada e a cliente sempre olhando para frente. Cuidar com a altura do queixo e posicionamento dos braços que sempre devem ser os mesmos.

Bom, estas são as primeiras dicas do ano… espero que tenha te ajudado. Vai treinando por aí e compartilha aqui comigo seus resultados. Quero ver como está ficando 🙂
Se você gostou curta o post e compartilhe. Em breve mais dicas para nosso dia a dia profissional.

Um grande abraço,

Letícia Valim

http://leticiavalim.com.br/dicas-para-fazer-fotodocumentacao

Compartilhar
Artigo anteriorÓleos de camomila e gerânio no alívio da ansiedade
Próximo artigoA Evolução da Vitamina C
Letícia Valim é tecnóloga em Estética e Cosmetologia, docente pesquisadora do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário do Senac, membro da diretoria da União Internacional de Profissionais em Estética, diretora técnica da Academia Sulamericana de Intercâmbio Internacional e Revisora Técnica da Editora Cengage Learning.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here