Fatores de Crescimento & Peptídeos Bioidênticos®: terapia combinada para uso em Cosméticos

0
292

Fatores de crescimento humanos ou HGF (Human Growth Factors) são moléculas biologicamente ativas que regulam o ciclo celular atuando na membrana das células provocando uma cascata bioquímica que age diretamente no núcleo promovendo a transcrição gênica, processo muito importante que ordena a sequência de aminoácidos que se tornam proteínas. Atuam no processo de reparo e regeneração e são encontrados em vários tecidos em fase de cicatrização ou renovação celular. São conhecidos também como citoquinas responsáveis pela comunicação celular que acontece por reconhecimento específico do mensageiro pela célula por meio dos receptores celulares específicos.

Diversas células epidermais e epiteliais como queratinóticos e fibloblastos produzem esses fatores ou são ativados por eles.

A utilização de fatores de crescimento em cosméticos ainda é recente e com grande foco em tratamento de cicatrização, ação anti-aging e estímulo do crescimento capilar.

A obtenção dos fatores de crescimento para uso em cosméticos é baseado em biotecnologia a partir da bactéria Eschericia coli que em sequência são purificados e encapsulados em nanossomas que garante estabilidade e biodisponibilidade.

Os peptídeos biodênticos® são derivados dos fatores de crescimento isolando-se a sua fração ativa. Esses peptídeos também são nanoencapsulados.

A terapia combinada será efetiva no tratamento de cicatrizes, no rejuvenescimento e na tricologia.

Bioativos encontrados no mercado:

NANOFACTOR® EGF

Fator de Crescimento Epidermal (EGF)

INCI : Oligopeptide-1

Ação: Acelera a formação de tecido de granulação saudável, diminui a

pigmentação da pele em decorrência de processo inflamatório. Reeptelizante.

Indicação: Cicatrização cutânea, anti-aging.

NANOFACTOR® bFGF

Fator de Crescimento Fibroblástico Básico (bFGF)

INCI: Polypeptide 1

Ação: Atua na síntese de matriz extra celular de boa qualidade. Previne formação de quelóides e cicatrizes hipertróficas

Indicação: Cicatrização cutânea, anti-aging, revitalização folicular.

NANOFACTOR® TGFß

Fator de Crescimento Transformador (TGFß)

INCI: Polypeptide 5

Ação : Estímula da produção de matriz extra celular de qualidade. Previne fibrose.

Indicação: Cicatrização cutânea, anti-aging

NANOFACTOR® IGF

Fator de Crescimento Insulínico (IGF)

INCI: Oligopeptide-2

Ação: Potente cicatrizante. Acelera a remodelação do tecido. Estimula o crescimento de cabelos

Indicação: Cicatrização cutânea, anti-aging, tratamento capilar. Especialmente indicada para ferimentos com desordens vasculares ou influenciados por diabetes.

NANOFACTOR® aFGF

Fator de Crescimento Fibroblástico Ácido (aFGF)

INCI:Polypeptide 11

Ação: Estimula a formação de novos vasos sanguíneos

Indicação: Crescimento capilar, angiogênese, previne despigmentação capilar, Especialmente indicado  para ferimentos decorrente a fragilidade vascular (úlcera varicosa), queimaduras e diabetes (pé diabético).

NANOFACTOR® VEGF

Fator de Crescimento Vascular (VEGF)

INCI: Polypeptide 9

Ação: Estimula a formação de novos vasos sanguíneos e  ação vasodilatadora simultânea.Reverte a atrofia folicular induzida pela DHT. Aumenta o tamanho dos folículos.

Indicação: Tratamento capilar

IDP-2 PEPTÍDEO®

INCI: Decapeptide 4

Ação: Potente cicatrizante.

Indicação: Regenerador das três camadas de pele. Especialmente indicado no pós procedimento imediato.

TGP-2 PEPTÍDEO®

INCI: Oligopeptide 34

Ação: Despigmentante potente e bioidêntico. Seguro para todos os fototipos.

Indicação: Tratamento clareador de alta-performance.

 Referências 

Informativo Pharmaspecialwww.pharmaspecial.com.br

VIEIRA, A.C.Q.M.  et al. Fatores de crescimento: uma nova abordagem cosmecêutica para o cuidado antienvelhecimento. Rev. Bras. Farm., v.92, n.3, p. 80-89, 2011.http://www.rbfarma.org.br/files/rbf-2011-92-3-1.pdf

Drª. Sheila Gonçalves: Diretora Técnica da Medicatriz Dermocosméticos, Farmacêutica Industrial graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz- São Paulo (SP).Pós-graduada no Setor de Cirurgia Plástica da UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo. Pós-graduada em Gestão Empresarial pela UNIRADIAL- Estácio de Sá. É esteticista e possui 22 anos de experiência em cosméticos de tratamento, atuando como farmacêutica responsável e sócia-diretora da Medicatriz Dermocosméticos (SP). Docente do Curso Racine de Pós-graduação do Instituto Racine. Docente do Curso de Pós- graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz. Foi docente do Curso de Pós- Graduação em Estética do IBECO e do Centro Universitário do SENAC-SP. Colaboradora dos livros: “Cosmetologia Aplicada a Dermoestética” 1º edição, “Ativos Dermatológicos – Volume 7” e do “Guia Didático para Estética” . Apresentadora do “Programa Pele Mais Bonita” na TV Aberta São Paulo Canal 9 da NET. Consultora de revistas e sites especializados em Beleza & Saúde, programas de TV Você Bonita (TV Gazeta) e rádio. Indicada pelo SEBRAE-SP como “Destaque Empresarial da Zona Sul de São Paulo” prêmio concedido pala Associação Comercial de SP.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here