A Evolução da Vitamina C

0
575
vitamina

No passado o grande desafio dos pesquisadores era manter a estabilidade da vitamina C em suas formulações, devido sua instabilidade e oxidação em contato com o ar. A questão é que em contato com o ar e a luz, a Vitamina C sofre uma rápida oxidação não permitindo a sua total eficácia, isso é possível identificar quando há uma alteração na sua cor e odor.

Hoje temos uma nova descoberta Ácido Ascórbico 2-Glicosado, desenvolvida originalmente no Japão é uma vitamina C pura estabilizada com glicose que possui efeito prolongado. Quando utilizamos essa vitamina C, por estar estabilizada pode ser usada em grandes concentrações sem sofrer os danos da oxidação. Na pele, quando absorvido, uma enzima presente em nosso corpo (alpha-glucosidase) entra em contato com a Ácido Ascórbico 2-Glicosado, quebra esta molécula de glicose e libera a vitamina C pura na pele. Esta inovação confere a certeza da utilização de um produto de qualidade, com 100% de aproveitamento da vitamina C.

Podemos dizer também que é um excelente aliado à proteção da luz solar. Os radicais do oxigênio que são formados na pele durante a exposição à luz solar causam danos.  A Vitamina C pura estabilizada com glicose é libera lentamente, que age como um “varredor” de radicais livres, reduzindo a inflamação e aspereza da pele danificada pelo excesso de raios UV.

Benefícios da vitamina C para a pele

  1. Estímulo da síntese de colágeno: O ácido ascórbico exerce papel vital no crescimento e reparação do tecido conectivo. A vitamina C está diretamente ligada na síntese de colágeno e glicosaminoglicanas, fundamentais para manter o tônus e a firmeza da derme. Estimula a síntese de colágeno (maior e mais importante proteína estrutural da pele), sem afetar a síntese de outras proteínas. O L-Ácido Ascórbico é cofator para duas enzimas importantes na síntese de colágeno: Prolil-hidroxilase, essencial para produzir uma molécula de colágeno estável, e Lisil-hidroxilase, necessária para ligar uma molécula de colágeno a outra.
  2. Ação Antioxidante: Os radicais livres assumem papel fundamental nas causas do dano tissular, que acompanha o processo de envelhecimento biológico. Antioxidantes, como Vitamina C, impedem a destruição dos componentes da pele por neutralizarem as espécies reativas de oxigênio ou radicais livres.
  3. Proteção da pele contra efeitos nocivos do sol: A Vitamina C tópica desempenha ação sinérgica com filtros solares, uma vez que é bom antioxidante para a proteção UVA e UVB. Acredita-se que a Vitamina C tópica previna mutações induzidas pela radiação ultra violeta, que causam o câncer de pele.
  4. Para uma pele mais luminosa: Preveni a pigmentação da pele causada pela síntese de melanina nos melanócitos, também tem o poder de reduzir a quantidade de melanina preexistente resultando em uma pigmentação mais clara da pele.

Estudos comprovam a eficácia, células de melanoma B16 tratadas por 12 horas com Ácido Ascórbico 2-Glicosado ou placebo, em seguida, foi adicionada teofilina para estimular a síntese de melanina e as células foram testadas depois de 48 horas para a presença de DOPA quinona (um precursor da melanina) usando uma mancha de histoquímica. Esta experiência demonstrou que o Ácido Ascórbico 2-Glicosado pode prevenir a pigmentação não desejada da pele, além de liberar lentamente a vitamina C.

Outro teste realizado em mulheres com idades entre 37 e 55 anos, que aplicaram um creme facial contendo 2% do Ácido Ascórbico 2-Glicosado. A mudança ocorrida em termos da profundidade das rugas foi determinada com o uso de moldes de silicone no começo e depois de 45 e 90 dias. Os resultados demonstraram uma melhora de 70%.

Conclusão: Através de tecnologias, conhecimento e inovações, podemos afirmar que hoje a Vitamina C “Ácido Ascórbico 2-Glicosado” quando agregada à formulação de um Dermocosmético oferece 100% de sua efetividade.

 

Compartilhar
Artigo anteriorFotodocumentação na Estética
Próximo artigoMuito além da beleza
Joyce Rodrigues
Joyce Rodrigues é Farmacêutica Bioquímica de formação, MBA em Cosmetologia, Mestranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. É professora e coordenadora de diversos cursos da área, fundadora do Instituto Joyce Rodrigues e Diretora Científica do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here