Envelhecimento e teoria dos telômeros

0
1265

Além do envelhecimento cutâneo, que é um tema de muito interesse para nós profissionais de estética, temos também que entender as causas do envelhecimento fisiológico como um todo, pois a estética hoje, é vista de forma holística e biologicamente global. Hoje vou abordar uma das teorias do envelhecimento celular: a teoria dos telômeros ou encurtamento telomérico. A senescência é um processo dinâmico, fisiológico e que afeta todo e qualquer indivíduo exercendo ao longo da vida um impacto a sua capacidade funcional. Algumas teorias são propostas para explicar tal processo e os estudos científicos sobre o encurtamento telomérico tem chamado a atenção da comunidade científica que trabalha com propostas de rejuvenescimento e melhoria na qualidade de vida, como nós profissionais de estética, por exemplo.
O telômero é um pequeno trecho composto por DNA e proteínas situado na extremidade do cromossomo. Só para uma melhor analogia , imagine aquela pontinha plástica do cadarço de um calçado. É como se a ponta fosse o telômero e o cadarço, fosse o cromossomo. Daí você pode perguntar: Mas, Cristiane, como uma pontinha aparentemente tão sem importância pode ter influência em todo nosso processo de envelhecimento? A resposta é: Os telômeros apesar, de estruturas minúsculas quando comparada ao tamanho dos cromossomos, apresentam uma função muito relevante que é manter a estabilidade dos nossos cromossomos ao longo da vida. Eles impedem que nossos cromossomos sejam danificados quando ocorrer diversas e sucessivas divisões celulares comuns a muitos processos fisiológico do ser humano. Ou seja, ele mantém a integridade e protege nosso cromossomo. Além disso, há participação de enzimas, principalmente da telomerase. A cada divisão celular, os telômeros vão encurtando, encurtando..e com isso, vamos envelhecendo, envelhecendo… Ou seja, quanto maior o tamanho dos nossos telômeros, melhor é, menos envelheceremos ou mais tardiamente ocorrerá nosso envelhecimento, porque este encurtamento demorará mais para acontecer do que se eles já fossem mais curtos. Para que uma célula se divida ao longo dos anos, e não envelheça muito é necessário que nossos telômeros sejam longos para suportar os encurtamentos e desgastes que ocorrerão neles e para que possa continuar protegendo nossos cromossomos.
A pergunta é: e agora, o que faço para manter meus telômeros longos e evitar o máximo seu encurtamento? O que faço para ter uma longevidade?
Primeiramente, é interessante saber que o tamanho dos telômeros é determinado geneticamente. Olha ela aí, a genética sempre influenciando em nossos processo fisiológicos. Mas mesmo que a pessoa não apresente uma genética favorável e quer evitar o envelhecimento precoce e ter uma vida melhor e com mais qualidade, preste atenção nas dicas abaixo. Estudos científicos tem comprovado a sua importância. Elas auxiliam a preservar a integridade dos telômeros e consequentemente manter a pessoa mais jovem.
– Alimentação equilibrada e atividade física- quanto mais sobrepeso e obesidade, maior o encurtamento telomérico e quanto mais se perde massa adiposa, mais alongado ficam os telômeros. Aqui destaco a importância de dois profissionais que podem trabalhar em multidisciplinaridade com o esteticista: O nutricionista e o educador físico.
-Consuma vitamina D e vitamina B9- estudos afirmam o poder dessas vitaminas no alongamento dos telômeros e melhor preservação dos cromossomos.
-Reduza o estresse oxidativo
Os radiciais livres levam ao estresse oxidativo e a processos inflamatórios no organismo que aceleram o envelhecimento. Além de consumir alimentos antioxidantes, é necessário realizar tratamentos estéticos com ativos tópicos antioxidantes e que atuem no estresse oxidativo.
-Fatores como o cigarro, o sol sem proteção, álcool , estresse e poluição também afetam os comprimentos dos telômeros e aumentam o estresse oxidativo. Por isso, é necessário que o cliente esteja atento as orientações do esteticista quanto a importância do uso de fotoprotetores, diariamente.
E além disso adote uma vida mais saudável, tranquila e equilibrada! Mais importante do que viver muito, é viver bem , feliz e saudável!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here