Efeito rebote no tratamento do melasma

0
30077

Tratar melasma é um grande desafio. O melasma é uma mancha crônica que surge na face e em algumas outras partes do corpo que são expostas ao sol. Acomete especialmente as mulheres. A causa exata não é conhecida, mas muitos fatores podem desencadeá-lo como: exposição prolongada ao sol durante a vida, uso de anticoncepcional, gestação e também a predisposição genética. Embora ele não traga consequências nocivas para o organismo, ele pode arruinar o emocional de quem o possui.
Por causa de sua complexidade e sua condição crônica, o melasma é uma das disfunções estéticas mais difíceis de tratar. Ela exige disciplina e muito pé no chão, pois ainda não há nada definitivo para trata-lo e tudo o que a clareia muito rápido, também pode fazer ela voltar muito rápido e muitas vezes pior, ou seja, provocar o Efeito Rebote.
O que é o Efeito Rebote?
O Efeito Rebote nada mais é do que o retorno piorado daquilo que estamos tentando tratar. Isso acontece quando há excessos e o organismo não está preparado para receber o que estamos administrando. No organismo, pode acontecer efeito rebote de diversas coisas, como na acne, no peso ou até pelo uso de medicamentos.
Na pele com melasma, o rebote acontece quando há uso excessivo de ácidos sensibilizantes, laseres, hidroquinona, e até o microagulhamento usado de maneira inadequada pode provocar o temido efeito rebote.
Então como faço para evitar o Efeito Rebote?
É muito importante a profissional saber, que quando ela se propõe a tratar uma mancha como a do melasma, ela está pisando em um campo minado, pois esses tipos de pele são extremamente reativas. Portanto, todo o cuidado é pouco, e em peles com esse perfil é necessário sempre mais tratar do que agredir.
A condição do melasma se dá por que a célula que produz a melanina, fica “desequilibrada” e como ela é uma célula de defesa da nossa pele, quando ela se desequilibra, ela entende que precisa defender a pele todo custo e começa a mandar cada vez mais melanina para a superfície.
Os tratamentos como peelings, laseres e microagulhamento são tratamentos que levam a pele a ter um processo inflamatório, e esse próprio processo, quando feito sem a pele estar preparada, pode dar a entender à célula que ela está sofrendo agressão e na ânsia de “defender” a pele, ela começa a produzir ainda mais melanina.

Eu trato peles com melasma há seis anos, e já tentei tratar de todas as maneiras possíveis. E entre erros e acertos, a maneira que realmente deu certo para mim, é quando se há o preparo adequado da pele com hidratação, nutrição celular, uso de muitos ativos antioxidantes como o resveratrol e a vitamina C, ativos despigmentantes não irritantes como o alpha arbutin e o ácido kójico.
Quando eu começo a tratar uma pele com melasma, a primeira coisa que eu faço é baixar bem a expectativa da pessoa, pois eu descobri na prática que qualquer tratamento que se propõe a clarear o melasma em poucas sessões, não passam de efeito cinderela. O que o mantém realmente equilibrado é a rotina de cuidados constante.
Um dos maiores erros cometidos por diversos profissionais e até por mim mesmo no começo, foi de já atacar a mancha com todas as armas possíveis, se esquecendo completamente de cuidar da estrutura e saúde da pele. O foco sempre é eliminar a mancha e para isso se faz a combinação ácido e filtro solar. Isso pode ser suficiente quando a mancha ainda é recente. Mas com o tempo, a mancha passa de epidérmica a dérmica, e essa combinação de ácido/filtro já não surte mais efeito.
Como eu trato e como eu reverto efeito rebote
Hoje, com um histórico de mais de 6 mil peles tratadas por mim, descobri a duras penas e depois de muita frustração que o começo tem que ser devagar. Começa sempre com uma hidratação, e dependendo da situação da pele da pessoa vai até cinco sessões de hidratação, sempre com a combinação dos ativos antioxidantes no cronograma de tratamento. Após preparar a terra, entra com os ativos clareadores, pode ser com peelings leves, eu não faço mais peelings fortes em melasma, isso é de mim. Para se fazer peelings fortes em melasma precisa ter muito jogo de cintura e eu não gosto de me arriscar, pois em cabine, com a pele da cliente na nossa mão, o menor erro pode pôr tudo por água a baixo e gerar uma grande dor de cabeça. E o peeling muitas vezes é pior do que um bisturi, por que ele vai sem dó, e mesmo que os ácidos que usamos na estética sejam mais delicados, a forma de usar pode interferir muito no resultado. Microagulhamento eu só uso para permeação de ativos, mas também é um recurso que raramente eu uso, pois com a nanotecnologia, a permeação dos ativos ficou bem mais eficaz.

Constantemente vem até mim, mulheres que sofreram danos e efeitos rebotes com outros profissionais, e é muito, muito difícil mesmo reverter o efeito rebote. É como se a mancha dissesse: não vou arredar o pé daqui. Por isso eu sempre sou muito clara com a cliente e não faço promessas que eu sei que eu não vou poder cumprir. Às vezes é melhor perder uma cliente pela verdade, do que se arriscar a tratar algo com velocidade que com certeza vai trazer danos no futuro e pôr à prova a nossa credibilidade.
O uso do Home Care é fundamental para o sucesso do tratamento e o kit que eu deixo para a cliente é sempre um kit bem rico: hidratante, nutritivo, ácido leve, despigmentante, vitamina C e máscara de tratamento para ela fazer em casa.
Se mesmo com todos esses cuidados, a pessoa ainda sofrer um rebote, a primeira coisa que eu faço ao notar o menor escurecimento na mancha é: para tudo e faz hidratação e usa muita vitamina C. E vai fazendo esse processo até a pele se recuperar. Até por que nem sempre o efeito rebote é incompetência do profissional. A pele é uma caixinha de surpresas e mesmo fazendo tudo certo, ela pode ter uma reação completamente inesperada. Infelizmente ciência biológica não é exata, e tem coisas que não conseguimos prever. Por isso todo o cuidado é pouco.

A cliente de melasma é uma cliente de tratamento para a vida, pois a mancha a acompanhará para sempre, ou pelo ao menos até a menopausa. Quanto mais prudentes e sensatas formos no cuidado de sua pele, mais ela se beneficiará, afinal, a pele necessita de tratamento global e lá na frente, com certeza ela vai te agradecer muito.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here