DERMATITE ATÓPICA – A importância da integridade da função barreira para a manutenção da doença

0
302

Dermatite atópica é o nome dado à doença crônica de pele que apresenta uma evolução com períodos de melhora e piora, marcada por coceira incontrolável, inflamação na forma de manchas avermelhadas, ressecamento e surgimento de crostas espalhadas pelo corpo.
Pode-se observar também um caráter familiar, geralmente associada à asma, bronquite ou rinite alérgica.

Geralmente a doença inicia-se no primeiro ano de vida e apresenta redução ou desaparecimento antes da adolescência, mas há casos que podem persistir na fase adulta.

É uma Dermatite Eczematosa crônica, caracterizada por um padrão de reação Th2 e Th1 contra alérgenos ambientais. Na fisiopatologia da Dermatite Atópica, o defeito da barreira cutânea está associada com a redução dos níveis de ceramida e da produção da profilagrina, com maior perda de água transepidérmica e maior predisposição às agressões, gatilhos para a inflamação.

O grande sucesso para o controle da dermatite atópica é tratar as crises agudas e evitar a exposição aos fatores desencadeantes. Conheça alguns deles:
– Excesso de calor, uma vez que a transpiração facilita o ressecamento da pele
– Banho quente
– Ingesta de ovos, derivados do leite, castanhas, amendoim, kiwi
– Contato com pó, perfumes, sabonetes, lã, animais.

É necessário manter esta pele sempre hidratada, mesmo após a melhora dos sintomas.

Use sempre filtro solar com filtros físicos, sem cor, principalmente antes de entrar em piscinas, pois ele lhe protegerá da ação irritativa do cloro e logo após sair da piscina, tome um banho rápido e reaplique o FPS ou um Hidratante específico. Não deixe a pele secar sem hidratação adequada.

Conheça Vederine®, um ativo natural que age como a vitamina D e ajuda a produzir e controlar substâncias responsáveis pela resposta imunológica e inflamatória. Muito utilizado também para reforçar a função de barreira em condições inflamatórias da pele com psoríase e ictioses ou xeroses.
Benefícios:
• Estimula a síntese de Filagrina, loricrina e Involucrina, proteínas importantes na manutenção da função barreira da pele;
• Diminui a perda de água transepidérmica;
• Restaura as funções dos receptores de vitamina D;
• Não necessita de fotoativação, como ocorre com a Vitamina D, para se tornar eficaz;
• Restaura a capacidade da função barreira da pele acometida por desordens cutâneas, como a dermatite;
• Estimula os genes que controlam os processos de diferenciação, cornificação e descamação da pele, reestabelecendo o processo de renovação celular e aumentando a espessura da epiderme.

Ele é considerado um avanço significativo na cosmetologia. É o único ativo do mundo com ação similar à vitamina D, o que lhe rendeu, em novembro de 2012, o prêmio na categoria Ouro como o ativo mais inovador presente na feira In Cosmetics, realizada na Tailândia. Quando utilizado em formulações cosméticas, Vederine® restaura as funções dos receptores de vitamina D danificados pelo envelhecimento, além de estimular a formação e cobertura da barreira cutânea, responsável pela proteção contra a desidratação e agentes externos.

Foram realizados testes in vivo em peles maduras com uma concentração de 3% que levou a uma redução significativa na perda de água transepidérmica após a exposição ao lauril sulfato de sódio, uma das substâncias mais utilizadas na cosmetologia, mas que pode causar irritações e outros problemas à saúde.

Este ativo também é adequado para peles fotossensíveis, maduras, em processo de menopausa e peles muito claras, pois possuem pouca resistência aos raios solares, bem como para peles escuras a negras, que fazem pouca conversão de vitamina D devido ao alto índice de melanina na pele. O efeito aparece após sete dias, com duas aplicações diárias.

A Mezzo lançou o Filtro Solar Fotoactive Pró-D FPS30, formulado exclusivamente com a tecnologia Pró D, com filtros que possuem menor interação com a pele e permitem a síntese máxima de Vitamina D, sem interferir sobre o FPS.

Novo conceito de PPD superior ao FPS, permite a síntese da Vitamina D e super protege do fotoenvelhecimento.
Eficaz também na proteção contra o envelhecimento precoce, o produto é indicado para pós procedimentos estéticos, peles sensibilizadas, gestantes ou fotossensíveis como rosáceas e dermatites.

Possui Vederine®: um dos ativos mais utilizados e indicados para compensar as deficiências da Vitamina D. Vederine restaura as funções dos receptores de Vitamina D danificados pelo envelhecimento e estimula os passos-chave na diferenciação terminal epidérmica. Isto também permite que as peles maduras recuperem mais rapidamente sua barreira funcional. Sem os riscos da fotoexposição.
Oferece proteção por 12 horas dos raios UVA e UVB, contra o envelhecimento digital (luz azul e luz visível), ação anti térmica, proteção ao DNA celular, além de garantir ação antiglicante..

Bibliografia:
1- Aada.org.br. Dermatite atópica. Material educativo. Associação de apoio à dermatite / http://www.aada.org.br/sobre-a-dermatite-atopica/medicamentos/
2- Revista Galena Notícias, Ano XXV/Edição 171 – Dermatite Atópica/Vederine
3- Revista Galena Notícias, Ano XXVII/Edição 182 – A visão multidisciplinar da dermatite atópica.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here