Cuidados nutricionais para gestantes

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É um pouco óbvio mencionar, mas se você pretende engravidar em breve e, principalmente, se você já estiver grávida, manter uma alimentação balanceada é de extrema importância para manter a sua saúde e do bebê em dia.
Além disso, uma mãe bem nutrida garante o sucesso da gestação e o crescimento saudável do feto, que terá menores chances de desenvolver doenças na vida adulta.
Para começar, a mãe deve influenciar positivamente na epigenética do bebê, pois é ela quem determina como se expressarão os genes dele.
• Elimine a ingestão de bebidas alcoólicas e também o uso do tabaco.
• Procure livrar-se também de outras toxinas que podem fazer mal ao feto, como: ftalatos (encontrado em plásticos e em alguns cosméticos; metilatos (das salsichas); Bisfenol-A (encontrado nos plásticos, principalmente quando aquecidos); mercúrio e radiações.
A nova mamãe também deve preferir substituir alguns alimentos que podem fazer mal ao feto. O café e outros alimentos que possuam cafeína, como alguns refrigerantes e chás, por exemplo, devem ser evitados, principalmente no primeiro trimestre, quando o risco de aborto é maior. A partir do segundo trimestre, não consuma mais de 200mg de cafeína por dia.
Também os peixes, apesar de serem uma fonte de gordura boa, podem conter substâncias contaminantes, como o mercúrio. Prefira os peixes selvagens, de pequeno porte e consuma a carne de longe da cabeça, preferencialmente assada, que deve conter menos vestígios de contaminações.

Sugiro a substituição dos adoçantes artificiais também. Ainda não existem estudos que comprovem os malefícios para o bebê, mas prefira mantê-lo longe de substâncias químicas em excesso. Prefira o açúcar demerara, o melado de cana ou o mel, por exemplo. Frutas adocicadas, como a banana e a tâmara seca também são boas maneiras de adoçar vitaminas e sucos.
Nesse período da vida, a mãe deve ganhar peso de forma saudável. É importante atentar-se para a qualidade dos alimentos consumidos e tentar ficar o mais longe possível dos agrotóxicos e dos alimentos industrializados. Veja abaixo algumas dicas para uma alimentação saudável e balanceada:
– Consuma mais alimentos orgânicos. Compre-os na feira, pois são mais frescos e, consequentemente, têm mais nutrientes;
– Faça de 5 a 6 refeições por dia. Duas principais e outros lanches nos intervalos;
– Consuma alimentos ricos em ácido fólico (espinafre, leveduras, lentilha, feijões e soja), ele tem efeito na formação do DNA do bebê;
– Procure diminuir a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, como frituras, sorvetes, chocolate ao leite, balas, pirulitos e chicletes. Níveis estáveis de glicose no sangue ajudam na diminuição dos enjoos;
– Tome pelo menos dois litros de água por dia;
– Aumente a ingestão de fibras. Coma frutas com casca, bagaço, sementes e verduras cruas.

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