Crise???

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O mercado de Higiene, Beleza e Cuidados Pessoais movimenta anualmente bilhões de reais em todo o mundo, inclusive no Brasil que é líder mundial no mercado de consumo de perfume, segundo no consumo de desodorante, terceiro em cuidados para o corpo e o terceiro em maquiagem.
Atualmente, enquanto alguns setores da economia enfrentam um cenário de instabilidade financeira, a área de Higiene, Beleza e Cuidados Pessoais crescerá 30% até 2018, segundo a economista Miriam Leitão. A verdade é que, com ou sem crise, homens e mulheres continuam, e continuarão frequentando salões de beleza para cortar, pentear e tingir os cabelos, além de fazer as unhas, depilar o corpo, acertar as sobrancelhas e comprar produtos do segmento.
O cuidado estético se instalou em nossa cultura como um bem indispensável na vida de cada brasileiro, embora seja grande a concorrência, dificilmente vemos salões de beleza vazios, sem clientes. O mercado é tão grande que muitas pessoas têm superado a crise com a abertura de novos empreendimentos, mesmo em retração econômica.
Quando olhamos para o panorama do setor, fica claro que a área de Higiene, Beleza e Cuidados Pessoais, supera crises com facilidade exacerbada. Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), os mais recentes dados comprovam um crescimento ao ano de 10% nos últimos 19 anos, sendo que os demais setores tiveram um crescimento aproximado de 2%, ou seja, é uma exceção à regra.

Alguns fatores contribuem para esse crescimento contínuo como a participação majoritária das mulheres neste setor, o desenvolvimento de tecnologias que possibilitaram o aumento da produtividade, favorecendo assim, os preços praticados. Lançamentos constantes de produtos também contribuem para o crescimento, pois atendem cada vez mais às necessidades do mercado, por exemplo, produtos de prevenção à velhice têm sido lançados diariamente devido ao aumento da expectativa de vida.
Até empreendedores menos experientes já enxergaram quão lucrativo esse ramo pode ser e estão investindo por todo o Brasil. Já são 2.522 empresas registradas atuando no mercado de produtos de Higiene, Beleza e Cuidados Pessoais.
A amplitude deste negócio não respeita barreiras e se trata de uma tendência global. Segundo a ABIHPEC e dados do Euromonitor de 2014, o Brasil ocupa a terceira posição no consumo geral de produtos e serviços deste mercado, representando 9,4% de todo o consumo mundial.

A estética deixou para trás o estigma de que cuidado pessoal é apenas uma tendência ou “moda”. Qualquer empresário que entra nesse mercado, com uma proposta qualificada, estrutura física atrativa e pessoal competente, pode virar dono de um negócio lucrativo. Um exemplo é a atriz Jessica Alba, co-fundadora da The Honest Company, uma startup que comercializa produtos sem componentes tóxicos para bebês. Sua empresa comercializa principalmente produtos de higiene no sistema de assinaturas, de fraldas naturalmente biodegradáveis a espuma de banho vegano. Segundo a empresa, tudo deve estar em sintonia com a temática sustentável, incluindo selos de edifícios verdes para as sedes da empresa e o uso exclusivo de energia de fontes renováveis. Juntando o setor com a inovação ambiental, Jéssica Alba criou um negócio milionário e poderia até abandonar a carreira no cinema.
Dentro da Higiene, Beleza e Cuidados Pessoais, existe um leque de segmentos que podem atrair quem procura um investimento seguro. A micropigmentação é um exemplo. Essa arte vem representando um potencial dentre esses segmentos, já que é um procedimento em processo evolutivo, ou seja, a cada dia que passa existem profissionais e especialistas se aprofundando cada vez mais em buscas de novas técnicas. Com escolas de micropigmentação surgindo, a tendência é que esse tipo de tratamento seja cada vez mais procurado por pessoas que pretendem agregar esta técnica a sua carreira estética. Dentro dessa arte é possível encontrar procedimentos para lábios, boca e olhos, com um resultado natural.

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