Empreendedorismo e o perfil do empreendedor na Estética – parte 2

Crie uma Startup de sucesso!

0
493
startup

Agora que você conhece o conceito startup e diferentes formas de iniciar um projeto, você já pensou naquela ideia brilhante? Quem sabe ela pode ser a startup da vez no setor.

No artigo anterior citei que uma ideia vale um negócio, entretanto para desenvolvê-la no segmento da beleza e cuidados pessoais, seja ela, uma clínica, Spa, franquia, APP, produtos ou serviços é necessário ter um conhecimento bem profundo dos caminhos a percorrer. Hoje iniciar um negócio traz muitas incertezas, no entanto as oportunidades surgem muitas vezes do caos e nos faz sair da zona de conforto.

Empreendedorismo envolve processos e pessoas que juntas como um “time” levam á concretização de uma ideia gerando oportunidades que podem ou não evoluir para um grande negócio. O conceito é subjetivo, possui muitas definições por diversos autores. De forma simples e direta empreender é criar algo novo e colocar em prática!

O empreendedorismo caminha lado a lado com o espírito empreendedor. E ter um perfil empreendedor é fundamental, pois certamente como empresária você terá que executar multitarefas exaustivamente dia e noite até chegar à maturidade do seu negócio.

Algumas características do perfil empreendedor: ter iniciativa, curiosidade, espírito inovador, visão calculada dos riscos, coragem, persistência, paixão, comprometimento, metas, decisões, planejamento, respeito ao ser humano e capacidade de organização.

Empreendedorismo está ligado também à inovação criar algo novo dentro de um segmento existente. Um bom exemplo é a atual startup Uber que deu novas possibilidades ao setor, entre outras empresas.

Empreender é ver o que ninguém vê e realizar antes! Claro que dentro de uma ética, pois o que mais nos deparamos em nosso setor são cópias assinadas e intituladas como inovadora, enfim uma “Miopia” sem igual, totalmente sem foco e personalidade! Ética está ligada á consciência humana seu significado deriva de “ethos” em grego significa “caráter moral” aquilo que provem do caráter. Um dos ativos mais preciosos hoje numa empresa é o seu comportamento ético, ele irá definir sua reputação no mercado fique atento, comece certo ter uma postura ética também é um ingrediente importante para o sucesso!

Existem quatro ingredientes essenciais para se construir uma companhia: o visual, o emocional, o funcional e o financeiro. Esses ingredientes requer uma analise como em qualquer negócio, para funcionar deve haver uma sinergia ações integradas, inteligente, criativa, original e emocional cumprindo a essência inicial para quais foram projetados e idealizados. (Gerber,2011)

Para saber se a sua ideia é viável, você pode estruturar com o Business Model Canvas uma ferramenta prática de planejamento estratégico que esboça modelos de negócios novos e existentes para reestruturação. Lembrando que mesmo elaborando um canvas não garante lucro e sucesso da sua clínica.

Business Model Canvas foi criado por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, consiste em nove módulos com quatro perguntas fundamentais:

> Como? Atividade chave; Parceiro Chave e Recursos chave.

> O que? Proposta de Valor

> Para quem? Canais segmento de clientes; Relacionamento com Cliente.

> Quanto? Estrutura de fluxo; Fonte de Receita.

Dentre as ferramentas destacadas nas literaturas o Canvas é o mais simples, rápido e objetivo e você encontra aplicativo para baixar gratuitamente na internet!

Agora que já possui algumas ferramentas de planejamento que tal conhecer os tipos de empreendedores e identificar qual o seu perfil?

Veja a seguir alguns tipos de empreendedores proposto por Dornelas (2007) são eles:

> Nato (Mitológico) são histórias brilhantes, cria verdadeiros impérios do nada.

> Que Aprende (Inesperado) se deparou com uma grande oportunidade de negócio enfrentou e decidiu mudar e ter o próprio negócio carreira solo.

> Serial (Cria novos negócios) pessoa dinâmica que gosta de adrenalina, apaixonado pela empresa e pelo ato de empreender. É criativo está atento a tudo ao seu redor, adora conversar, carismático, participar de eventos e fazer networking.

> Coorporativos muito requisitados em grandes corporações são executivos competentes, com capacidade gerencial, com conhecimento e ferramentas administrativas, focado no resultado, assume risco, lidera grandes equipes. Mas não tem 100% de liberdade nas ações.

> Social tem como missão de vida construir um mundo melhor para as pessoas, causas humanitárias, desejo imenso de mudar o mundo. Donos de Ong’s.

Por necessidade cria o próprio negócio por que não tem alternativa ou por que foi demitido, geralmente vítimas de uma sociedade, atua com pouco recurso, sem inovação.

> Herdeiro (Sucessão Familiar) o herdeiro recebe a missão de levar á frente o legado de sua família.

> O Normal (Planejado) que segue o planejamento, que busca minimizar riscos, tem uma visão de futuro clara e trabalha com metas definidas.

Empreendedorismo é sem dúvida um assunto extenso e com muitas teorias! Agora existe área com mais empreendedores natos do que o segmento da estética? Nossa área é rica em profissionais com um entusiasmo de brilhar os olhos.

Não importa o quão simples ou ousado é o seu negócio, toda experiência te aprimora como ser humano e te leva a etapas superiores sempre!

Não tenha medo de cometer erros eles fazem parte do aprendizado, siga em frente, de o primeiro passo rumo à conquista de seus sonhos.

Para o próximo texto abordo o tema Inovação aplicada à estética.

Sucesso, grande abraço e até breve!

Consultas e Referências

DORNELAS, J. Empreendedorismo na prática: Mitos e Verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

DOLABELA, F. O segredo de Luisa. 30 ed. rev. e atual. São Paulo: Editora de Cultura, 2006.

FILION, L J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. São Paulo, 1999.

GERBER, ME. Sua Ideia Vale um Negócio? Como planejar e começar seu projeto vencedor. São Paulo: Ed. Gente, 2011.

Aplicativo Canvas Disponível em: https://www.sebraecanvas.com/#/ <Acesso em: 06 Setembro 2016.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here