Conheça os onze principais ativos rejuvenescedores

0
504

A luta para reverter os sinais da idade tem se tornado cada vez mais constante, e a preocupação com a saúde estética mais intensa

Considerado um processo de degradação natural, o envelhecimento acontece de maneira gradual, cronológica e intrínseca ao funcionamento do corpo humano. Contudo, fatores externos, tais como tabagismo, exposição à radiação ultravioleta, estilo de vida, sedentarismo, estresse e alimentação inadequada podem catalisar o processo de envelhecimento, trazendo à tona, de maneira precoce, os primeiros sinais da idade.

Relacionado à perda da capacidade funcional, o envelhecimento está relacionado ao atraso na regeneração do próprio tecido, pois altera as reservas do organismo e provoca mudanças na resposta aos estímulos celulares e de reparação, culminando na predisposição do organismo a doenças e na diminuição da oxigenação e nutrição tecidual.

Além disso, o comprometimento da funcionalidade do organismo durante o desgaste cutâneo cronológico faz com que a pele apresente processo de renovação celular alterado, devido a agilidade na duplicação celular que ocorre, inicialmente, na camada basal da epiderme.

As atividades das glândulas sudoríparas e sebáceas, neste processo, tornam-se reduzidas, o que provoca o ressecamento e a desidratação da cútis. Enquanto isso, as alterações no estímulo e atividade celular fazem com que os fibroblastos, células constituintes do tecido conjuntivo, apresentem também interferência em sua atividade, catalisando o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez tecidual.

Atualmente, há onze conhecidos ativos no mercado que se adequam à cada fase do envelhecimento cronológico e extrínseco. Quando associados da maneira correta, aceleram a renovação da pele, aumentam a hidratação e nutrição do tecido, e contribuem para o estímulo na síntese de colágeno e elastina, reduzindo linhas de expressão e rugas, de maneira a melhorar a firmeza e elasticidade da pele.

ATIVOS REJUVENESCEDORES
Fator de Crescimento Polipeptídeo

Considerado uma citocina, classifica-se como um grupo de moléculas (proteínas) envolvidas na emissão de sinais entre as próprias células, responsáveis por desencadear as imunorreações do organismo e efetivar o fenômeno da “comunicação celular”, que contribui para a renovação e metabolismo da pele.

Apesar de estarem naturalmente presentes no organismo, as proteínas passam a apresentar, com o avanço da idade, produção reduzida, alterando diretamente a resistência e fisiologia do próprio tecido. Para driblar esta questão, pesquisadores passaram a reproduzir suas características em laboratório.

Devido à sua formulação altamente diferenciada, atua na melhora da aparência das rugas e linhas de expressão, bem como aumenta a produção de colágeno, elastina e promove a uniformização do tom da pele.

Além disso, quando associado à mais ingredientes ativos rejuvenescedores, potencializa seus benefícios e promove resultados ainda mais rápidos e perceptíveis.

Ácido glicólico

Agente químico derivado da cana de açúcar. O ativo induz a renovação celular a partir da remoção de células mortas da superfície da pele, melhora a textura, atenua rugas, linhas de expressão, e estimula a síntese de colágeno e elastina, diminuindo a flacidez tecidual.

Ácido lático
Agente químico derivado principalmente do leite. É encontrado naturalmente na pele e nos tecidos do corpo, proveniente do metabolismo da glicose. Contribui para a retenção de água na pele, melhorando a textura e qualidade do tecido devido a sua ação antioxidante e rejuvenescedora. É muito indicado para redução de linhas e rugas.

Ácido salicílico
Agente químico derivado da casca do tronco da árvore Salix Alba, também conhecida como salgueiro branco. Por apresentar atividade queratolítica, contribui para a remoção de células mortas na superfície da pele. Além disso, apresenta ação anti-inflamatória, e ajuda a reduzir a presença de substâncias pró inflamatórias responsáveis pela degradação do colágeno e elastina (envelhecimento) e acne.

Alantoína
Conhecido Extrato derivado da raiz de Confrei, protege a pele de fatores externos nocivos, acelera a proliferação de novas células, estimula o crescimento de novos tecidos e proporciona regeneração e rejuvenescimento para a pele.

Colágeno
Em sua forma biotecnológica e de peso molecular reduzido, é capaz de penetrar nas camadas mais profundas da epiderme, garantindo melhora na textura, hidratação, firmeza e elasticidade da tecidual, além de contribuir para a redução da profundidade das rugas e linhas de expressão.

Energilium
Composto por algas marinhas, minerais e Trifosfato de adenosina (ATP), o ingrediente ativo reforça a energia ativa das células, estimula a proliferação celular, promove a reposição de minerais essenciais para a formação de proteínas de sustentação e combate os danos do estresse diário e poluição. É considerado também um excelente hidratante.

Hidroxiprolisilane
É uma combinação de silício orgânico com o aminoácido hidroxiprolina capaz de estimular a biossíntese de colágeno, acentuar o processo de regeneração do tecido e reorganizar as fibras presentes na matriz extracelular.

Matrixyl
Considerado um pentapeptídio mensageiro, estimula a síntese de colágeno e elastina, proporcionando preenchimento de linhas e rugas em um processo que atua de dentro para fora.

Physiogenyl
Complexo de oligoelementos que funciona como um “café da manhã celular”, é capaz de corresponder às necessidades nutricionais e do metabolismo das células. É indicado principalmente para peles desvitalizadas e envelhecidas.

Vitamina E
É uma vitamina lipossolúvel. Por possuir afinidade com a pele, apresenta ação antioxidante e penetra nas camadas mais profundas da epiderme, protegendo a parede celular e retardando o envelhecimento cutâneo.

Lembre-se!
Durante a realização da anamnese com o cliente, é importante levar em consideração os cuidados já desempenhados com a pele, bem com a alimentação, estilo de vida e necessidades e deficiências que as camadas da derme e epiderme apresentam. Seguindo esta orientação, torna-se possível definir a associação de ativos correta, e capaz de englobar a fase atual de degradação da região cutânea, estimulando a renovação e síntese das proteínas em carência na região tecidual.

Escrito por: Mayte Bertolacini
Dep. Técnico-Educacional da Bel Col
Informações: (11) 4161.8450
www.belcol.com.br

Compartilhar
Artigo anteriorHiperidrose
Próximo artigoO conceito ortomolecular na estética
Mayte Bertolacini
Pós-Graduanda em Docência do ensino superior, esteticista e cosmetóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Coordenadora do departamento técnico educacional da Bel Col Cosméticos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here