Como funciona a rinoplastia não-cirúrgica?

0
1318
rinoplastia

Você já deve ter ouvido falar da rinoplastia não-cirúrgica, também conhecida por “rinoplastia líquida”, ou “rino líquida”. Em vez de se submeter ao bisturi e enfrenter de 6 meses a um ano de recuperação, o procedimento usa preenchedores injetáveis para camuflar imediatamente áreas desiguais do nariz. “É quase como um truque de mágica”, diz a cirurgiã plástica Drª. Dara Liotta, de Nova Iorque (EUA). “O tratamento faz diferença, mas é sutil, e assim, você não precisa dar muitas explicações”. Depois de ver fotos de antes e depois, falamos com a Drª. Liotta, que respondeu às perguntas mais frequentes sobre a rinoplastia líquida e se o procedimento é adequado para todos os pacientes.

O que a rinoplastia líquida faz?
“A melhor aplicação para as injeções de preenchimento para a rinoplastia líquida é para pessoas que têm problemas no osso do dorso nasal”, explica a Drª. Dara. “É quase como se fosse uma maquiagem de contorno permanente — parecido como quando você ilumina a ponta do nariz. Aplicar preenchedores no dorso nasal faz com que a luz incida de maneira diferente e que pareça que você tem um perfil mais harmônico”. Para igualar uma protuberância, a Drª. Dara injeta o preenchedor acima e abaixo da elevação para deixar a área igualada, e para as pessoas que têm uma ponte nasal baixa, ela aplica os preenchedores na área entre os olhos, a fim de criar uma forma mais elegante e refinada. “Apesar de estar adicionando e preenchendo o espaço, isso faz com que o nariz pareça mais afilado”, adiciona.

É um procedimento doloroso?
O médico pode aplicar uma anestesia aa área da testa, assim e o paciente não vai sentir nada. “Quando as pessoas sentem dor, geralmente, é das camadas mais profundas da pele, que não são alcançadas pelo creme anestésico. Por isso, costumo usar uma bolsa de gelo para ajudar a diminuir a dor no local da aplicação, e isso faz com que o processo todo seja bem tolerado”, conta. “Adicionalmente, o frio faz com que haja uma constrição dos vasos sanguíneos, evitando sangramentos e hematomas”.

A rinoplastia líquida substitui uma rinoplastia tradicional?
A rino líquida funciona para os problemas já citados, substituindo a rino tradicional. Mas se o paciente precisa alterar o tamanho, diminuir a base ou a ponta do nariz, ou ainda, precisa de uma cirugia para corrigir o desvio de septo, a rino líquida não vai ajudar!

Onde os preenchedores são injetados?
É claro que isso vai variar de caso para caso, mas as áreas de aplicação mais comuns são: entre os olhos (para levantar a “ponte”); ou ao redor de protuberâncias para igualar as assimetrias. Algumas vezes, os preenchedores podem ser injetados para levantar a ponta do nariz também. “A rino líquida pode refinar um pouquinho a ponta, conferindo ao nariz mais projeção para a frente”, diz a médica.

É preciso fazer repouso após a aplicação?
Não mais do que é preciso fazer em qualquer outro procedimento facial com preenchedores. “O processo todo dura cerca de 15 minutos, no máximo, com nenhum tempo de recuperação”, diz a Drª. Dara. “É muito raro que o paciente tenha algum hematoma — talvez um paciente a cada 50 apresente um pequeno arroxeado no local da injeção — mas você pode sair do consultório direto para o trabalho, para o almoço, ou para um encontro à noite, sem problemas!”, garante.

O que preciso fazer antes e depois do tratamento?
Um dia antes do procedimento, a médica aconselha que seus pacientes não façam nenhum exercício aeróbico, já que isso poderia aumentar as chances de ficar com um pequeno hematoma. Depois da aplicação, nenhum procedimento facial que envolva extrações no nariz, pelas duas semanas seguintes. “Não quero ninguém mexendo, só eu, já que eu sei exatamente onde apliquei o preenchedor”, explica. “O paciente pode usar óculos de grau e de sol, desde que as armações não pressionem o nariz. Isso vale também pelas duas semanas seguintes à aplicação”.

Quanto tempo a rino líquida dura?
Pode durar de um até dois anos, apesar de que, se o paciente não estiver satisfeito com o resultado, o procedimento pode ser revertido. “Eu só uso preenchedores que possam ser dissolvidos, então, se um paciente não ficar satisfeio com os resultados, posso injetar uma substância que dissolve o preenchedor em até 24 horas”, explica. “É uma ótima maneira de fazer um “test-drive” para uma rinoplastia tradicional. Tenho clientes que me pediram para dissolver o preenchedor depois de um tempo, já que eles queriam fazer uma rinoplastia definitiva”, conta.

Como encontrar um médico habilitado?
Apesar da rino líquida ter ganhado muita popularidade no último ano, é muito importante encontrar um médico experiente e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para realizar o procedimento. “É preciso que o médico conheça muito bem a anatomia da face”, finaliza a Drª. Dara.

Fonte: In Style EUA

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here