Cinco ações sustentáveis que as marcas de cosméticos deveriam incentivar

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É cada vez mais comum a prática do consumo sustentável, com pessoas realmente conscientes na aquisição de produtos e serviços que diminuam ou eliminem os impactos negativos ao meio ambiente. Você sabia que, ao comprar um cosmético, pode incentivar práticas sustentáveis? No ranking mundial, 96% dos consumidores brasileiros detêm conhecimento sobre o conceito de biodiversidade. Por causa disso, deve haver uma preocupação constante com o meio ambiente por parte das marcas de cosméticos, para que ofereçam soluções adequadas de formulação em produtos industriais para reduzir o impacto na natureza.

Neste quesito, a Buona Vita Cosméticos é um excelente exemplo: a empresa foi vencedora de duas edições do Prêmio Casem de Gestão Sustentável e três do Prêmio Internacional de Sustentabilidade Socioambiental do Instituto Chico Mendes. Palestrante sobre o tema, a tecnóloga em Estética e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Buona Vita, Isabel Luiza Piatti, lista cinco ações sustentáveis que as marcas de cosméticos deveriam seguir, e que os profissionais de beleza deveriam ficar de olho:

 1. Ativos e matérias-primas eco-friendly  
A questão central e principal que as marcas de cosméticos deveriam seguir é a escolha de ativos eco-friendly, que minimizem ou eliminem os impactos negativos sobre o meio ambiente. Os óleos minerais usados em cosméticos, por exemplo, não são biodegradáveis e proporcionam um grande risco, já que podem causar sérios problemas ambientais. A substituição por óleos vegetais garantem absorção total pela pele, não passando a sensação de produto “grudento”. Essa ação, por si só, dispensa a utilização de papel toalha para retirada do produto ou mesmo o banho após a sua utilização. Outro ponto importante é em relação aos ativos, tomemos o uso do polietileno em esfoliantes, por exemplo. O polietileno é uma partícula plástica, que não penetra na pele. Ao ser eliminada pelo ralo após utilização, devido ao seu tamanho, não consegue ser filtrada pelo sistema de tratamento de água e nem pode ser reciclada, gerando contaminação de oceanos, rios e lagos e prejudicando ecossistemas marinhos. É possível fazer a substituição por microesferas vulcânicas ou sementes de frutas trituradas.

 2. Embalagens com melhor reaproveitamento 
É importante cobrar dos parceiros certificações e materiais sustentáveis. Embalagens como as PETs têm melhor facilidade de reaproveitamento e isso, a longo prazo, ajuda a reparar os impactos negativos e criar impacto positivo sobre o meio ambiente. Além disso, é importante que os clientes recebam os produtos em sacolas plásticas 100% biodegradáveis.

 3. Práticas sustentáveis nas sedes das empresas 
Nesse quesito, uma série de atitudes devem ser tomadas, a fim de que os critérios de consumo consciente também estejam presentes nas instalações. A arquitetura ideal possui amplas janelas, que dão vazão à claridade natural e contribuem para a economia de energia elétrica. Usar sempre lâmpadas econômicas. A água da chuva deve ser armazenada em cisternas e reaproveitada para limpeza. A impressão de materiais gráficos deve ser feita com com tinta de soja; além do reaproveitamento de papel.

 4. Incentivar a destinação correta das embalagens vazias 
Disponibilizar para os clientes, por meio de suas revendas, a logística reversa, com os postos de coletas de embalagens vazias de produtos, mostrando que a ciência e a beleza podem ser aliadas do meio ambiente. As embalagens coletadas são direcionadas para catadores, cooperativas e empresas que fazem a reciclagem do material. Ou seja, o processo de impactos positivos é completo: da produção ao pós-venda.

 5. Acima de tudo: não poupar esforços 
No mundo, sempre há escolhas. É viável e desejável que as empresas ofereçam um bom produto, mas sem abrir mão do respeito pelo meio ambiente, mesmo que para isto seja necessário um investimento extra. É possível crescer, expandir, inovar e ainda dar atenção aos anseios da humanidade.

www.buonavita.com.br | SAC 41 3023-1855

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