Benefícios de Terapias Integrativas na Qualidade de Vida

0
119

À medida que o ritmo de nossa vida aumenta, nesta era tecnológica e industrializada, distúrbios relacionados a ele tomam conta de nossa sociedade. Como resposta, métodos tradicionais de cura estão sendo redescobertos e tendo sua validade reconhecida. Esses métodos estão sendo usados cada vez mais como complementos à medicina moderna.
A medicina tradicional chinesa (MTC) é um sistema completo de cura que se desenvolveu na China cerca de 3000 anos atrás, e inclui fitoterapia, acupuntura, moxabustão e massagens com acupressão.
Nas últimas décadas, o uso de MTC tornou-se mais popular na China e em todo o mundo, agora é amplamente praticado no Japão e está totalmente integrado no sistema de saúde moderno. Chamadas antes de alternativas, as terapias complementares são temas cada vez mais de estudos e estão invadindo centros médicos no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, o próprio governo estimula a pesquisa e a adesão a essas práticas com o Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM na sigla em inglês) cujo orçamento supera US$ 120 milhões. A demanda também está em alta. Na última pesquisa do NCCAM sobre o uso dessas terapias, observou-se que, em 2008, quatro em cada dez americanos recorriam a elas. Hoje se busca distinguir os conceitos de massagem terapêutica e clínica. “A primeira é mais de caráter preventivo, enquanto a segunda visa intervir para ajudar a corrigir um problema”. Com base num diagnóstico diferencial os sintomas do paciente num dado momento, e olhar para as perspectivas para essa forma de tratamento auxiliar.
Na China é o único país no mundo onde a medicina ocidental e a medicina tradicional é praticada ao lado do outro em todos os níveis do sistema de saúde.
O princípio do Shiatsu se baseia em agir de acordo com as leis naturais, respeitando e utilizando a relação que temos com a natureza, vivendo em harmonia com ela. “A busca da tão almejada condição de bem estar”.
“São exercícios especiais com a intenção de estimular o fluxo de “Qi” e seu estilo é conhecido como “Zen Shiatsu“.
Pesquisas comprovam os efeitos da massagem nos meridianos, ou seja, nos canais de energia sobre os sintomas do climatério em mulheres na menopausa de meia-idade.
O estudo foi realizado na Coréia em mulheres de meia-idade que não tinham nenhuma menstruação nos últimos 12 meses, cartões de convite em quadros de avisos de vários apartamentos foram colocados para recrutar as interessadas ao assunto, dezoito mulheres do grupo experimental e 16 mulheres do grupo de controle foram convenientemente atribuídas, respectivamente. O grupo experimental recebeu 20 minutos de massagem nos meridianos 3 vezes por semana, durante 4 semanas. Os sintomas da menopausa foram medidos e comparados entre os dois grupos, antes e depois da intervenção. Os dados foram analisados com o programa, o grupo experimental mostrou uma diminuição significativa dos sintomas da menopausa, a acupressão nos meridianos foi eficaz na melhora dos sintomas em mulheres na menopausa. O Shiatsu busca não focar um problema específico, busca sim tratar o corpo como um todo, à medida que mais estudos mostram a eficácia clínica da medicina tradicional chinesa, uma abordagem integrada para a doença usando uma combinação da medicina ocidental e as abordagens tradicionais tornam-se uma possibilidade para o futuro.
O Shiatsu pode ser valioso para reintegrar o corpo, mente e espírito, ajudando com o nível de energia geral do corpo, bem como sintomas específicos , o método, força e freqüência do tratamento podem variar para se adequar a necessidade individual, deve ser considerado quando se pensa em métodos complementares de suporte.
As combinações dos movimentos, pressão, alongamento e deslizamento nos canais de energia do corpo garantem agradáveis momentos de bem-estar, alívio de dores, da ansiedade, depressão e do estresse, beneficiando a todos que buscam qualidade de vida.

Referências Bibliográficas

F, Yu. Traditional Chinese medicine and Kampo: a review from the distant past for the future. J Int Med Res., Ishikawa, n. , p.34.3-231.9, jun. 2006.

HESKETH, T. CHROMASSI: a therapy advice system based on chrono-massage and acupression using the method of ZiWuLiuZhu. Medinfo.,  Czech Republic., n. , p.2-998, ago. 1995.

HESKETH, T. Health in China. Traditional Chinese medicine: one country, two systems. Bmj, China, n., p.315(7100-115–117., jul. 1997.

KH, Yang. The effects of meridian massage on menopausal symptoms and Shin-Hur in middle-aged menopausal women. Taehan Kanho Hakhoe Chi., Korea., n. , p.38.1-131.9, fev. 2008.

Revista Galileu, fevereiro, 2013 l, 259. Editora Globo. Brasil.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here