As cinco leis obrigatórias para trilhar uma carreira de sucesso na estética

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A estética ainda se destaca como um dos segmentos que mais cresce mesmo em tempos de crise, segundo as pesquisas do Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que mostra que o setor teve um crescimento médio de 10% ao ano nas últimas duas décadas, chegando a faturar R$ 43,2 bilhões em 2014. Em relação à procura por serviços estéticos, a pesquisa apontou aumento de 32% de 2013 para 2014. O Brasil está em terceiro lugar no ranking de consumo de produtos estéticos, atrás de Estados Unidos e China. E diante deste cenário, surgiram nos últimos anos, mais de 150 universidades para atender a essa demanda de profissionais que viram no segmento de estética uma nova oportunidade de carreira, além de inúmeros cursos técnicos presentes em diversos estados. Ou seja, o crescimento do segmento, associado às necessidades de reinvenção de profissionais diante do aumento do desemprego e as oportunidades oferecidas pelas escolas e instituições de ensino, levam à uma demanda cada vez maior pelo interesse no desenvolvimento de carreira no segmento de estética. No entanto nem todos estão preparados para lutar por uma fatia do mercado, que está a cada dia mais disputada pela acirrada concorrência.

Profissionais saem tecnicamente preparados das universidades, mas comercialmente despreparados e muitas vezes desinformados quanto aos atributos de gerenciamento e plano de negócio, marketing, atendimento e relacionamento com o cliente. Ainda se tem a ideia de que o conhecimento técnico por si só basta para a satisfação e fidelização dos clientes. No entanto, a era do relacionamento em que estamos inseridos, com o advento da revolução digital, interatividade e revolução da comunicação, os clientes consideram a entrega técnica apenas como “um” dos pilares do serviço. E quando falamos em serviço, vale lembrar, que o cliente leva para casa uma experiência, algo intangível e subjetivo que associa uma série de atributos de entrega, como: estrutura, marca pessoal, profissional, aparência, técnica, conhecimento, competências comportamentais, produtos utilizados no tratamento, atendimento antes, durante e depois do tratamento, resultado, atendimento de todos os profissionais envolvidos no atendimento, etc. Tudo isso compõe a embalagem final de entrega do serviço oferecido pelo profissional de estética, no entanto o foco ainda continua sendo para muitos, na realização apenas do procedimento em cabine.

De acordo com as previsões feitas pelas últimas pesquisas, o mercado de beleza não só conseguiu driblar a crise no ano de 2016, como apresenta expectativa otimista de crescimento cada vez maior até 2020. Ou seja, quem ainda não está preparado mas deseja entrar no mercado para conquistar um lugar ao sol, este é o momento certo para buscar a qualificação. Conhecimento técnico, preparo para a gestão da sua carreira, gestão do cliente, e desenvolver acima de tudo, habilidades comportamentais para atender e entender o cliente cada vez mais exigente e carente de relacionamento e entrega genuína. Para isso é preciso obedecer e colocar em prática 05 leis obrigatórias na busca da trajetória de sucesso profissional. São elas:

1º lei obrigatória: TER UM PROPÓSITO MUITO BEM DEFINIDO E PRATICÁ-LO DIARIAMENTE

Qual o seu propósito pessoal e profissional? O que move você? O que te inspira?

Propósito é paixão, que nos mantém no foco, na direção do objetivo maior O propósito nos dá a possibilidade de se reinventar a cada dia, inovando e servindo  o outro com entrega jenuína, com paixão. O sucesso e reconhecimento é uma consequência da entrega, da disponibilidade do cuidado com o outro em razão do propósito maior.

2º lei obrigatória: DESENVOLVER A HABILIDADE DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Foi feita uma pesquisa no instituto dos EUA com 10 mil pessoas para avaliar e analisar o que levava essas pessoas ao sucesso. O resultado foi surpreendente, 15% estava ligado às competências profissionais enquanto 85% estava ligado às competências comportamentais, sobretudo a capacidade de saber se relacionar com as outras pessoas. Ou seja, está comprovado por pesquisas que pessoas bem sucedidas tem a habilidade e a competência do relacionamento. Deste modo o relacionamento é o 2º mais importante passo para a trajetória de sucesso. Desenvolver a habilidade do relacionamento intrapessoal e interpessoal por sua vez é emergencial para quem deseja trabalhar com pessoas. Não existe estética sem relacionamento, entrega genuína, interação, conversa e propósito. Neste sentido o relacionamento é a base para a construção da trajetória de sucesso na estética. Crie, alimente e estreite relacionamentos de qualidade com os clientes e tenham verdadeiras defensoras, embaixadoras e multiplicadoras dos seus serviços.

3º lei obrigatória: EXCELÊNCIA NA ENTREGA

A entregar refere-se ao conjunto de todos os fatores que materializam a embalagem do atendimento e da experiência do cliente. Ou seja, o atendimento, estrutura, postura, imagem, aparelhos, serviço, pós venda, higienização, linguajar, aparência, sintonia com a cliente (verbal e não verbal), imagem pessoal e profissional no whatsapp, redes sociais, conhecimento técnico, habilidades comportamentais. Esta embalagem faz parte da primeira impressão do cliente a respeito do profissional e do atendimento. Qual imagem, experiência você deseja construir? Aqui vale lembrar do propósito! O que você pode agregar como valor, além do esperado pelo cliente? 

4º lei obrigatória: MARKETING PESSOAL

Cada profissional é um empreendimento individual, uma marca. Emitimos uma imagem, nossa marca pessoal e profissional a todo instante por onde passamos. Seja no ambiente profissional ou não. O marketing pessoal é o conjunto de atributos que formam e transmite nossa marca ao mercado. IMAGEM, POSTURA, CONHECIMENTO  TÉCNICO E COMPORTAMENTAL, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, ATITUDES, COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL, ESCRITA, ÉTICA E CARÁTER. Estamos expostos na vitrine 24horas como profissionais. A imagem projetada através das atitudes, posturas, exposição nas redes sociais formam a primeira impressão e constroem a sua marca, na lembrança dos clientes  e do mercado de modo geral. Você dificilmente terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão. Qual a marca que você deseja construir na lembrança dos clientes e o que tens feito para isso?

5º lei obrigatória: A HORA DA VERDADE

É o momento em que a cliente passou por todas fases anteriores com sucesso e chega até você. É o seu momento de mostrar o seu valor e conquistar não somente a confiança, mas o coração da cliente. Este momento é o momento OURO na estética. O melhor momento da vida da cliente, em que ela espera que você  possa realmente resolver os problemas que a levou até você. Você neste instante é a fada madrinha dos contos de fada para a cliente, e aproveitar para mostrar o seu valor, comprometimento, dedicação e entrega genuína, é saber fechar com chave de ouro este momento único e tão importante para a criação de confiança, vínculo e fidelização. Olhe, receba cada cliente como única. Ajude a cliente a tere sucesso na realização dos seus sonhos e mais sucesso VOCÊ TERÁ na realização do seu propósito. “Sucesso não tem haver com o quanto você ganha, e sim a diferença que você faz na vida das pessoas” Michelle Obama.

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