A Beleza no Carnaval 2015

0
40

Dentre todos os sambas enredo que serão apresentados na avenida durante o Carnaval de 2015, um deles chama a atenção dos profissionais da beleza: o samba da União da Ilha do Governador, escola de samba do grupo especial do Rio de Janeiro.
A União da Ilha vai apresentar um desfile com o tema “Beleza”. O carnavalesco Alex de Souza vai abordar o tema da beleza em diversas situações. Afinal, esse é um assunto que envolve toda a sociedade, mas ainda mais os profissionais de beleza!
Acompanhe os argumentos do carnavalesco e mergulhe no universo da Beleza que vai ser apresentado na avenida! Olha só:

> BELEZA PURA?
O objetivo do tema “Beleza” é fazer com que as pessoas reflitam sobre as suas vidas, sua sociedade e o seu tempo.
Como a Beleza pode ser responsável pela inclusão de uma pessoa na sociedade? Vivemos em um mundo governado pelas  aparências, onde uma imagem vale mais que mil palavras.
A escola promete fazer de seu desfile uma sátira aos costumes, com muito bom humor e simpatia.

> BELEZA CULTA?
Através do pensamento de filósofos clássicos como Platão e Aristóteles, o enredo busca significados e definições do que é a Beleza, afinal.
Para Platão, o “belo” é visto aqui como algo divino, a verdadeira essência das coisas, que vive no eterno, não no efêmero. Quem conseguisse se desprender do superficialismo, acreditava ele, se tornaria digno para a “Verdade, o Bem e o Belo”.
Já Aristóteles, seu discípulo, abandona esse idealismo. As características efetivas da beleza seriam a ordem ou a harmonia e ele se preocupava com as medidas e suas proporções.

> BELEZA IN NATURA?
A beleza eterna será representada pela própria natureza que se transmuta em seu ciclo infinito. 
Em cada cultura, através dos tempos, o ser humano utilizou de todo tipo de cuidado e adorno para atingir o padrão de sua época.
E nas artes plásticas, ressaltando principalmente o período da renascença, quando os valores clássicos são redescobertos, os ideais se tornam imortalizados.

> BELEZA COSTURA?
A moda, ao longo da história, de acordo com o gosto da época, discute o que é considerado elegante, cafona e bizarro. A moda sempre valorizou mais um biotipo específico, rotulando outros tipos físicos apenas como “exóticos”. 

> BELEZA ENCLAUSURA?
Durante séculos, as mulheres chamavam atenção por serem “rechonchudas” ou com curvas sinuosas, delineadas em um claustrofóbico espartilho. As formas arredondadas simbolizavam fertilidade. Mas a partir dos anos 1960, a magreza, o contrário dessa imposição secular, passou a ser considerada “padrão de beleza”, iniciando-se assim outra obsessão, já que estar fora das novas medidas, tanto para mulheres como para os homens, pode representar um verdadeiro tormento.

> BELEZA CONJURA?
Associar “Verdade, o Bem e o Belo”, fez com que no imaginário popular, o que não é belo, automaticamente é considerado mau e impuro. A ideia passada por gerações, através dos contos de fadas, cria arquétipos que deturpam ainda mais a percepção do mundo real.

> BELEZA BRUTA?
A busca por um corpo bonito e saudável é bem antiga, e sua origem remonta novamente aos gregos. Hoje em dia, tanto para homens quanto apra mulheres, moldar o corpo perfeito, pode significar conquistar amores e impressionar amigos. A partir da década de 80, ter um corpo “sarado” se tornou fundamental e transformou academias de ginástica em verdadeiros templos de culto ao corpo.
O principal problema do culto ao corpo, é o exagero. Paradoxalmente, o ser humano busca a liberdade, mas se torna vítima do próprio aprisionamento estético.

> BELEZA FATURA?
Concursos de beleza existem desde a antiguidade. Eles elegem modelos de perfeição física além de premiarem a desenvoltura e o carisma.

> BELEZA AJUDA?
Definitivamente, a beleza abre portas. A valorização do visual evoluiu no século 20, com grande influência do cinema, da TV, e agora, das redes sociais. Ser capa de revista, estrelar campanhas publicitárias, são algumas das fórmulas de sucesso da sociedade contemporânea. Fama! Ser celebridade é ser um produto, que vende produtos.

> BELEZA LUCRA?
Há séculos, os cosméticos são utilizados para cuidar do rosto e do corpo. Juntamente com os tratamentos de beleza, eles são capazes de realçar qualidades e disfarçar defeitos. A indústria da beleza não para de crescer, tornando o mercado da beleza um dos mais lucrativos do mundo!

> BELEZA É LOUCURA?
Uma pessoa pode se tornar obssessiva com a sua própria imagem refletida no espelho. E a pessoa pode se tornar incapaz incapaz de satisfazer-se com ela própria, sempre achando que pode e deve aperfeiçoar a sua própria imagem. Assim, recorrem exageradamente às cirurgias plásticas, gastos excessivos com roupas e tratamentos estéticos, abuso com os exercícios físicos e etc.

> BELEZA TORTURA?
A “perfeição física” pode se tornar uma ditadura, uma tirania. Com os avanços da medicina, é possível adicionar o que falta ou retirar excessos, alterando o que a natureza fez. Para corrigir as ditas imperfeições, homens e mulheres são capazes de fazer qualquer sacrifício!

> BELEZA DURA?
Amadurecer tranquilamente em uma sociedade que valoriza tanto a aparência e a juventude, é muito complicado. Todo dia surgem novas pesquisas e estudos que prometem rejuvenescimento, através de novos elixires e promessas milagrosas.
A humanidade persegue o ideal da “Fonte da Eterna da Juventude” desde a expedição no início do século XVI, quando Juan Ponce de León, conquistador espanhol, tentou obstinadamente encontrar a lendária fonte nos pântanos do sul dos EUA. Mas diante da inevitável passagem do tempo, só nos resta descobrir a verdadeira beleza da vida, o que cada um descobre à sua maneira. 

A transmissão do desfile da União da Ilha acontece no dia 16 de fevereiro, segunda-feira, às 00h45. Fique de olho!

A letra do samba, para você acompanhar:

 Beleza Pura? (União da Ilha) 

A Ilha chegou
A festa começou
O show é da comunidade
Sem desmerecer ninguém
Sou a mais linda encantando a cidade

Floresceu
Desabrochou uma explosão de cor
Bem-vinda, oh mãe natureza!
Transformando, esbanjando formosura
É beleza pura
Vem no tempo, vai no vento
Quem vai julgar
O povo sempre deu um jeito de se enfeitar
Cada um é tão bonito quanto possa imaginar

Sou sambista, minha arte é universal
O que importa é estar na moda, no desfile principal
Me visto de ilusão
Transbordo de emoção
Sou chique, estou no carnaval

Lá vem ela, toda prosa, gostosa, fiu fiu!
A beleza tá no seu interior
Nos olhos de quem vê
No verdadeiro amor

Diga espelho meu
No swing dessas feras tem mais bela do que eu?
Ele respondeu:
No reino encantado
Quem nasce pra brilhar
Jamais se apagará
Mamãe tô forte e tenho sorte
Meu charme é passaporte para ser superstar
Eu tô na tela da TV
(Eu sou! Eu sou!)
Sou a cara da riqueza
Tiro foto de mim mesmo
Eu só quero aparecer
Vim sem nada pra vida, nada vou poder levar
O coração me diz que a eterna juventude é ser feliz
Ser feliz!

Fonte: www.gresuniaodailha.com.br

Compartilhar
Artigo anteriorBeleza ortomolecular
Próximo artigoMicropigmentação das sobrancelhas
Posts publicados pelo nosso editoral, abrangendo as mais diversas áreas do mundo da Estética, Micropigmentação, Beleza, Saúde e Bem-Estar.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here