A arte da fitocosmetologia aplicada à beleza, estética e saúde da pele

0
336
fitocosmetologia

A fitoterapia é uma ciência milenar que tem como objetivo a utilização de plantas medicinais para a melhora da saúde do nosso corpo.

Essa ciência deu origem a fitocosmetologia  que usa os benefícios dos ativos naturais para a saúde da pele. Essas riquezas são de fundamental importância no trabalho dos profissionais que atuam no setor de beleza e estética  garantindo resultados maravilhosos além de segurança e eficácia nos tratamentos. Priorizar o uso de ervas no desenvolvimento torna as formulações autênticas, poderosas e suavizantes.

Abaixo segue uma série de plantas medicinais que vão nos ajudar a incrementar os resultados dos tratamentos da pele.

Plantas indicadas para tratamentos faciais: 

Althéia (Althaea officinalis)

Planta com poderosa ação calmante, suavizante e descongestionante. Hidrata, restaura e devolve elasticidade à pele. Recomendada para todos os tipos de pele, incluindo peles sensíveis e com rosácea.

Arctium ou Bardana (Arctium Lapa)

Planta anti-séptica, bactericida, adstringente, hidratante e clareadora. Regula a função da glândula sebácea. Indicada para peles oleosas, acneicas e masculinas.

Cacau (Theobroma cacau)

Estimulante da circulação sanguínea, anti-inflamatório, antioxidante e antialérgico.

Chá- Branco (Camellia siniensis)

Atua como potente antioxidante, adstringente, antibacteriano, emoliente, hidratante, umectante e protetora da pele. Possui efeito Detox intenso.

Lavanda (Lavandula officinalis)

Tônico, antisséptico, antibacteriano, antifúngico, cicatrizante, analgésico, refrescante, revitalizante, descongestionante, favorece o processo de regeneração celular. Indicado em produtos para peles acneicas, sensíveis e delicadas.

Hamamélis (Hamamelis virginiana)

É uma planta muito poderosa no tratamento de combate a oleosidade e vermelhidão cutânea. É adstringente, antibacteriana, anti-inflamatória. Indicada para peles sensíveis e oleosas. 

Iris de Florence (Iris germânica)

Atua como seboreguladora, purificante, bactericida, anti-inflamatória, adstringente e regeneradora cutânea. É a planta mais indicada para o tratamento de alta performance da acne e possui atividades comparadas aos ativos dermatológicos.

Melaleuca (Melaleuca alternifólia)

Óleo essencial com grande poder antisséptico, cicatrizante, analgésico, fungicida e bactericida e , regenerador. Conhecida como “Farmácia no  frasco” pois atua em vários tipos de alterações da pele e do corpo. É indicada para o tratamento de peles com acne inflamadas, problemas bucais (aftas, gengivite, dor de garganta) e picadas de inseto. 

Pitanga (Eugenia sp)

Antioxidante, remineralizante, suavizante e hidratante. Indicada para o tratamento de todos os tipos de pele.

Sálvia (Salvia officinalis)

Possui ação dermopurificante, estimulante metabólico, adstringente, cicatrizante, antisséptica e anti-inflamatória.

Uva- Ursi (Arctostaphylos Uva Ursi)

Derivado vegetal com efeito clareador cumulativo, pois evita a volta de mancha. Não possui efeitos irritantes, nem sensibilizantes. Atua em 3 mecanismos para combater e clarear manchas: Inibe a produção de melanina, combate radicais livres e processos inflamatórios e degrada naturalmente a melanina da pele. Estudos em laboratório (in vitro) demonstram que esse ativo inibe até 100% da tirosinase. Estudo em humanos (in vivo) comparou sua eficácia com a Hidroquinona (ativo mais utilizado pela dermatologia, porém com muitos efeitos colaterais) concluiu que a eficácia dos agentes é semelhante, a hidroquinona tem ação imediata, mas reversível, a uva ursi   tem ação mais lenta, porém cumulativa. Foram observadas reações irritativas com a hidroquinona e nenhuma reação adversa com a uva-ursi.

Plantas indicadas para tratamentos corporais:

Algas Marinhas (Fucus vesiculosus)

É estimulante metabólico, amaciante, emoliente. Balanceia a hidratação e suprimento de água nos tecidos. 

Café (Coffea arábica)

Desintoxicante, antioxidante, termogênica, anti-inflamatória.

Erva Mate (Ilex paraguayensis)

Essa riqueza brasileira possui ação refrescante, antioxidante e lipolítica potente. 

Gengibre (Zingiber officinalis)

É estimulante, anti-séptico, refrescante, auxiliar na microcirculação periférica. Promove o hiperemia segura.

Pimenta Preta (Piper nigrum)

É utilizado como estimulante potente, antisséptico e termogênico. Melhora dores musculares e de articulações.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here