A alimentação correta no tratamento da acne

0
365

A busca por uma pele mais uniforme e de aspecto saudável tem sido constante nas clínicas de estética aqui no Brasil. Pessoas com a pele acneica normalmente são as que mais sofrem com os danos causados pela acne e oleosidade excessiva.
Por se tratar de um país tropical, o Brasil tem alto índice de pessoas com a pele oleosa, e essa oleosidade excessiva pode trazer danos a pele. Um dos danos que mais incomodam hoje em dia é a acne.
Existem diversos fatores que ocasionam a acne, dentre eles estão os fatores hormonais, estresse, fatores climáticos e alimentação inadequada.
Os cuidados com uma pele acneica envolve o uso de produtos adequados para cada tipo de pele , cuidados diários, controle da oleosidade excessiva e alimentação equilibrada. Muitas vezes o sucesso do tratamento está simplesmente aliado á mudança de hábitos alimentares. Devemos sempre estar atentos durante a montagem do protocolo, pois ele deve ser único e de acordo com as necessidades do cliente em questão. Por isso, é tão importante ter em mãos a ficha de anamnese, pois com ela podemos definir o tratamento e entender um pouco mais a rotina do cliente.
Quando falamos em uma alimentação equilibrada, principalmente para tratamento da acne, falamos em uma dieta rica em nutrientes e pobre em gorduras. Deve ser rica em peixes, como sardinha ou salmão, porque são fontes de gordura do tipo ômega 3, que é anti-inflamatória, inibindo e controlando a inflamação dos folículos sebáceos que formam a espinha. Os alimentos, como castanha-do-pará, também são importantes para combater a acne, pois são grandes fontes de zinco, que além de ajudar a reduzir a inflamação, melhora a cicatrização e diminui a secreção de gordura pela pele.
Também podemos contar com o auxilio dos Óleos vegetais de linhaça, oliva, canola ou germe de trigo, atum, ostra, farelo de arroz, semente de girassol e abóbora.
Além desses alimentos, o cacau e mariscos também são boas opções para ajudar no tratamento da acne pois ambos têm cobre, um mineral com ação antibiótica local e que estimula o processo de defesa do organismo, além de aumentar a resistência a infecções, tanto virais como bacterianas.
Já os alimentos relacionados com o desencadeamento da acne são os alimentos que facilitam o acumulo de gordura na pele, veja abaixo alguns alimentos que devem ser evitados.

• Nozes;
• Chocolate;
• Produtos lácteos, como leite, queijo e iogurtes;
• Alimentos gordurosos em geral, como frituras, embutidos, salgadinhos;
• Carne vermelha e carne suína;
• Condimentos;
• Doces ou outros alimentos de alto índice glicêmico.

Além de cuidar da alimentação, é necessário também manter a pele livre do acúmulo de impurezas. Como falamos, o uso de produtos adequados para cada tipo de pele é muito importante, assim como a limpeza de pele frequente e nos casos mais específicos, o auxílio de uma esteticista de confiança é fundamental.
Na estética, consideramos importante para o tratamento, a limpeza de pele frequente, o uso de protocolo específico de acordo com grau da acne e a manutenção em casa, que inclui mudança de hábitos alimentares e uso de cosméticos específicos.
Considero válido o uso de alguns princípios ativos:

Ácido Salicílico: Possui propriedades queratoplástica e esfoliante química, que promove o afinamento da pele, ação secativa e anti-inflamatória. Induz a renovação profunda da epiderme.
Ácido Glicólico: Possui propriedades com ação secativa e clareadora.
Ácido Kójico: Atua como potente clareador para diminuir as hipercromias pós inflamatórias, características da pele acneica. Inibidor da melanogênese através da quelação do Íon Cobre, necessários para atividade da enzima Tirosinase.
Niacinamida: Possui ação secativa, cicatrizante e controla a oleosidade da pele.
Melaleuca: Potente ação antisséptica e bacteriostática.
Própolis: Com ação cicatrizante, anti-inflamatória e adstringente, atua na normalização e recuperação da pele acneica e oleosa.
Alfa Bisabolol: Fração da Camomila, apresenta propriedades anti-inflamatória, anti-irritante e cicatrizante nas lesões acneicas. Possui característica molecular lipofílica, sendo capaz de promover descompactação dos lipídeos do Estrato Córneo e aumentar a permeação cutânea dos princípios ativos.
Alfa Arbutin: Atua bloqueando a biossíntese epidermal da melanina, através da inibição da oxidação enzimática da Tirosina. Clareia e uniformiza as manchas já existentes.
Cravo: Com ação antisséptica e anti-inflamatória.
Os princípios ativos são muito importantes para um resultado eficaz no tratamento da acne, assim com a mudança dos hábitos alimentares. Por isso, devemos sempre buscar informações, a busca pelo conhecimento aliada á experiência profissional fazem toda a diferença no resultado final.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here