Limpeza de Pele x Marcas na Pele

0
8878

A limpeza de pele é um dos procedimentos mais procurados pelos clientes. Ela somente deve ser realizada por profissionais capacitados, esteticistas ou profissionais que tenham especialização na área estética, e que tenham profundo conhecimento nas áreas da anatomia, fisiologia, fisiopatologia da pele, além de microbiologia, biótipo cutâneo, fotoproteção, entre outros.

É uma técnica que pode ser realizada na face ou demais regiões como dorso, por exemplo, com os devidos cuidados de higiene e biossegurança. É considerada uma técnica complexa e de extrema importância, pois além de remover as lesões superficiais da pele, auxilia na renovação celular, hidratação da pele e manutenção do equilíbrio hidrolipidico.

Deve ser realizada em média uma vez ao mês, podendo variar de acordo com o biótipo e/ou estado cutâneo.

Além disso, é uma técnica que prepara a pele para todos os demais procedimentos que serão  feitos, como hidratação, nutrição, rejuvenescimento, bem como qualquer tratamento dermatológico.

Hoje, a maior parte dos médicos dermatologistas já sabem da importância da limpeza de pele para o melhor resultado dos tratamentos e produtos indicados por eles aos seus pacientes, bem como das demais técnicas estéticas para manutenção e equilíbrio da pele saudável. Sendo assim, muitos esteticistas estão trabalhando em parceria com médicos e alcançado resultados muito mais satisfatórios para ambas as partes.

Devido à desqualificação de muitos profissionais do mercado, ainda existem muitos clientes resistentes à ideia de realizar uma Limpeza de Pele. É comum escutarmos do mesmo quando ele quer realizar uma limpeza de pele, ou foi indicado por seu dermatologista a fazer uma, a seguinte frase: ‘Eu vou ficar com a pele marcada?” ou “Quantos dias eu vou ficar marcada?”

Isso é extremamente triste, pois na verdade a limpeza de pele NUNCA deve deixar a pele do cliente com marcas, machucados ou lesões. Se realizada de maneira adequada ela irá apenas tratar a pele, remover sujidades e lesões superficiais, facilitar a ação dos cosméticos utilizados posteriormente, além de ficar mais macia, mais limpa, mais clara e com mais viço.

A sequência adequada para uma limpeza de pele é:

– Higienização superficial: pode ser realizada com auxilio de sabonete, emulsão ou gel de limpeza, para remoção das sujidades superficiais como poluição, suor e maquiagem.

pamela2

– Esfoliação: através de peelings (esfoliantes), físicos, químicos ou mecânicos de acordo com o biótipo e estado cutâneo.

– Tonificação: uso de loções tônicas especificas para cada biótipo cutâneo, para reequilíbrio do pH da pele.

– Emoliência: com auxilio de algodão, embebido em loção emoliente especifica (trietanolamina p. ex.) e uso de vapor ou máscara térmica por aproximadamente 15 minutos, ou de acordo com a indicação do fabricante.

pamela3

– Extração: com auxilio da lupa, uso de luvas, agulha descartável (caso necessário) e algodões embebidos em loção antisséptica nos dedos que serão utilizados para extração. Realizar apenas a extração dos comedões (cravos) abertos e fechados, miliun e pústulas não infiltradas (superficiais sem inflamação). Não ultrapassar 30 minutos. 

pamela4

– Tonificação: uso de loções tônicas especificas para cada biótipo e estado cutâneo, para reequilíbrio do pH da pele, além de ajudar na recuperação do equilíbrio hidrolipidico e remover sujidades superficiais que tenham restado após a extração.

– Alta Frequência: equipamento com finalidade bactericida, fungicida, cicatrizante, utilizado por aproximadamente 5 minutos.

pamela5

– Relaxamento: aplicação de produtos calmantes, hidratantes e antioxidantes com manobras leves, com o objetivo de diminuir a congestão local e massagem nos músculos da região do pescoço e nuca.

pamela6

– Máscara: Aplicação de máscaras em gel, creme ou pó, com o objetivo de obter efeitos calmantes, descongestivos, oclusivos e hidratantes por aproximadamente 15 minutos ou de acordo com a orientação do fabricante.

pamela7

– Finalização: Aplicação de Finalizador com Fator de Proteção Solar (FPS) em gel, emulsão ou loção, de acordo com o biótipo cutâneo. Pode ser aplicado loções secativas especificas em determinadas regiões para peles oleosas e acneicas por exemplo.

pamela8

Após a limpeza de Pele é preciso tomar alguns cuidados como:

– Utilizar FPS diariamente

– Higienizar a pele com produtos adequados indicados pelo esteticista / dermatologista

– Não se expor ao sol por pelo menos 7 dias

– Qualquer duvida, ou alteração na pele consultar seu esteticista.

Quando feita de maneira adequada, respeitando a resposta fisiológica de cada cliente a limpeza de pele não deixará marcas, lesões e traumas!

Procure sempre um esteticista qualificado! Não utilize cosméticos sem orientação adequada! E lembre-se, nunca “cutuque” cravos e espinhas! Isso pode provocar inflamação, infecção e possíveis manchas e lesões na sua pele!

Bibliografia

Arantes, P.B., et.al., Curso Didático de Estética, vol II. São Paulo, Yendis, 2008

GUIRRO, E.C.O., Fisioterapia Dermato Funcional. 3 ed. São Paulo:

Manole,2002PEREIRA, M.F.L., ET.al., Série Curso de Estética. São Paulo: Difusão, 2013

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITTI,E.A. Dermatologia. 2.ed. São Paulo: Artes Médicas, 2000

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here